O Fim do Sr. Y - Opinião

abril 15, 2009


Acabei agorinha mesmo de ler este livro e, confesso, tinha grandes expectativas para ele. E não é que o livro até ultrapassou as minhas expectativas?!
O Fim do Sr. Y é um livro cuja história base é a de uma rapariga, Ariel Manto, que tem um fascínio por um autor do século XIX chamado Thomas Lumas e que vai fazer um doutoramento sobre este autor. Porém descobre um exemplar, talvez o único no mundo, de um livro desse autor que estará, supostamente amaldiçoado: quem o ler morre passado pouco tempo. Este livro chama-se, precisamente, O Fim do Sr. Y. Este livro revela uma experiência espantosa (que eu não vou dizer qual é!!...) e daqui, assim como das várias pesquisas que Ariel faz para a sua tese, recorrendo a autores como Derrida e Baudrillard, surgem discussões e reflexões profundas sobre vários temas: desde ciência, filosofia, linguagem e pensamento, o que é real e ilusão, a consciência, o tempo, a verdade, religião, conhecimento e tudo isto nos põe a pensar sobre o que será realmente possível e estará, ou não, ao nosso alcance.
Eu, pessoalmente, adorei este livro e recomendo-o vivamente a quem gosta deste tipo de literatura, que tenham o seu quê de aventura e mistério mas também de um pouco de discussão filosófica. Só tenho uma falha a apontar: a tradução e a pontuação. Embirrei com os pontos de interrogação que não fazem sentido em algumas frases que nem sequer são perguntas e pontos de exclamação que deveriam estar presentes e não existem.
Mas fora isso, é um excelente livro!

"Esta escritora é o futuro da ficção inglesa. Fãs de Coupland e Murakami: aqui está a vossa nova autora favorita." - Matt Thorne

"Uma obra-prima... Maravilhoso. Uma história brilhante e cativante que nos leva a repensar a natureza da existência e a verdadeira estrutura do mundo. Uma lufada de ar fresco no mundo literário." - Douglas Coupland

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ainda não conheço a obra, mas acabei de ficar com vontade de alterar essa situação. :)

    ResponderEliminar
  2. É muito interessante e põe-nos realmente a pensar sobre certas coisas. Rapidamente se tornou num dos meus livros preferidos! =)

    ResponderEliminar