As minhas estantes!

julho 02, 2011

Ora bem, para começarmos bem o mês, resolvi mostrar algo que nunca aqui mostrei antes: as minhas estantes! (até rimou...)
Estas estão na minha secretária, no meu quarto, e são só parte dos livros que tenho aqui por casa. Estes que mostro são mesmo só aqueles que eu comprei. Se clicarem nas imagens, podem ver as fotos aumentadas.
Vamos então à primeira prateleira, que é a maior:

Como a minha secretária é grande, tem 1,40m de comprimento, a estante dá para levar até bastantes livros. Na primeira foto pode ver-se dois calhamaços que são duas antologias. A primeira de literatura inglesa, que abrange o período que vai do Romantismo (século XVIII) até ao século XX, passando por autores como Lord Byron, John Keats, William Wordsworth, William Blake, Oscar Wilde, Rudyard Kipling, Joseph Conrad, Virginia Woolf, Samuel Beckett, T. S. Eliot, Seamus Heaney ou Salman Rushdie.
A segunda, é de literatura americana, que vai desde o período colonial até meados do século XIX, incluindo narrativas orais dos nativos americanos, textos de exploradores na América, das várias colónias iniciais que se formaram, de figuras importantes como Benjamin Franklin, Thomas Paine, John Adams, Thomas Jefferson e autores como Henry David Thoreau, Ralph Waldo Emerson, Lydia Maria Child, Sojourner Truth, Washington Irving, Edgar Allan Poe, Emily Dickinson e Walt Whitman.
Para além desses, destaco Utopia, de Thomas More, uma leitura muito interessante sobre uma sociedade perfeita, onde tudo funciona em harmonia, e onde todos trabalham para um bem comum, sem nada questionar. Já agora, ao cantinho, os meus livros do José Luis Peixoto, hihihih.



Na segunda foto destaco Joheved e Miriam, de Maggie Anton, que contam a história de duas irmãs judias, em França, durante a Idade Média. São dois livros que eu adorei e só tenho pena desta trilogia merecer apenas a tradução dos dois primeiros livros. Vá-se lá entender... Marcam presença, também, O Nome da Rosa, Heart of Darkness, Tristão e Isolda, Night, Revolutionary Road, e as biografias Touching From a Distance e The Heroin Diaries.

Na terceira foto temos Crime e Castigo, De Profundis, do tio Oscar Wilde, dois policiais que adorei, As Raparigas do Rosário e Objectos Cortantes, o Mark Twain ali escondido, assim como a Jane Austen, Phantom of the Opera do Gaston Leroux (leiam este, please!!), os Últimos Escritos de Jim Morrison, Miguel Esteves Cardoso e Hamlet.

Última foto da primeira estante e eis que temos a colossal Odisseia de Homero, mas também Dirty Blonde, the diaries of Courtney Love, um livro da Taschen sobre Alquimia e Misticismo e a Rapariga com Brinco de Pérola, de Tracy Chevalier. Adorei o filme, mas o livro ainda é melhor! De reforçar, ainda, que todos os livros nesta primeira estante, já foram lidos, com excepção de Cal, do JLP e do Silmarillion, do Tolkien.



Passando para a fase seguinte, temos duas estantes mais pequenas, onde os livros só cabem se estiverem deitados. Na primeira estante temos a trilogia de Sevenwaters (que só me falta ler A Filha da Profecia), O Segredo da Casa de Riverton, um livro sobre a rainha Isabel I de Inglaterra, de Alison Weir e um policial passado na época dos Tudor, Dissolution. Aquele verde, que não se vê muito bem, é o Antes que Anochezca, de Reinaldo Arenas, escritor e poeta cubano. O espaço que está em falta na coluna da direita, pertence a As Serviçais, que a minha mãe está a ler.

Na outra estante, encontram-se os livros da Penguin e outros de tamanho pequeno, que ficaram relegados para aqui para aproveitar o espaço ao máximo, já que os outros livros grandes ficaram no próximo espaço livre. Destes, ainda não li Hard Times, Dracula, The Hound of the Baskervilles, Ivanhoe, Cathedral of the Sea, Beloved e The Dante Club.

Última estante, que não é bem estante, porque é o encaixe da estante na minha secretária, temos maioritariamente livros que não li. Alias, só aqueles que estão da Frida em diante é que já li. Só que tive necessidade de os pôr aí por causa da semelhança de altura entre os livros, para que pudesse pôr mais em cima. Alguns são livros que já comprei tendo em vista a tese de mestrado, como Celtic Myth and Arthurian Romance, Mitos e Lendas Celtas do País de Gales, Oxford Guide to Arthurian Literature and Legend, From Ritual to Romance e um que me foi oferecido por uma amiga, Medieval English Prose for Women.

Estes são, porém, parte dos livros que estão cá em casa. Quando as coisas estiverem mais organizadas por aqui, volto a pôr mais fotos para vocês verem. Por agora, fico por aqui!

You Might Also Like

14 comentários

  1. E ainda cobiças-me as obras do Oscar Wilde! Ah! As antologias parecem interessantes e os livros para a tese também (eu devo ser estranha, quem cobiça livros para teses de mestrado?) já que se debruçam sobre um tema sobre o qual tenho curiosidade. E tens a Odisseia toda xpto!

    ResponderEliminar
  2. LOL cobiço porque são as obras completas! Eu só tenho assim alguns pedacinhos :P
    As antologias foram para a faculdade, e a Odisseia também. Confesso que só li as partes recomendadas, mas a minha irmã leu aquilo tudo e adorou. Tanto adorou, que depois foi comprar a Ilíada!
    Aquele da Oxford quero ler nas férias, para começar a ter uma ideia do que quero fazer. :)

    ResponderEliminar
  3. Tens a Odisseia e a Ilíada? *inveja* Eu temo que a Odisseia da EA não tenha toda a obra, daí que ande de olho nessas edições. Já agora, sabes se também têm a Eneida?

    O livro do Wilde foi daquelas descobertas maravilhosas na Fnac. :D Só tenho pena que tenha mesmo as obras dele e não tenha uma biografia, como alguns livros da Wordsworth têm. Mas não se pode ter tudo. Queria ver se começava a lê-lo este ano...

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu comprei a edição que o prof me recomendou (da Cotovia) e não foi barata... Se comprares edição de bolso, fica mais em conta. A Ilíada tenho da edição de bolso.
    Quanto à Eneida, também tinha, até que ma pediram emprestada e ela desapareceu. Há uma boa edição da Bertrand, traduzida pelo meu professor de Cultura Clássica :P Mas está em prosa, não é em verso.

    ResponderEliminar
  5. Não me interessa muito a forma, desde que tenha a história toda. :P Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
  6. Tanto livrinho~~

    ando a cobiçar vários dos clássicos que tens para a minha estante ihihih

    bjs*

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de ver as estantes dos outros, adoro andar a cobiçar livros ;)

    Books Lovers

    http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Lembrei-me de ti enquanto andava na Fnac do Vasco da Gama. Havia lá um Collected Works do Wilde a pouco mais de 10€! :D

    ResponderEliminar
  9. Por acaso não vou muito ao Vasco da Gama, fica um bocado fora de mão para mim. Por isso, não vejo essas coisas e ainda bem :P
    Um dia... Um dia!! lol

    ResponderEliminar
  10. Há aqui alguns livrinhos que cobiço bastante *.*
    Já leste Odisseia?

    ResponderEliminar
  11. Eu também adoro cobiçar as estantes alheias, mas tudo no bom sentido :D
    Adorei ver os livrinhos e ainda as tuas explicações e destaques. Muito bem :)

    ResponderEliminar
  12. Laura: confesso que não li a Odisseia toda... li só algumas partes mais importantes, quando a estudei na faculdade. Mas a minha irmã leu, de uma ponta à outra, e adorou!

    Cat SaDiablo: obrigada! :D

    ResponderEliminar