Booking Through Thursday - Dias de Cão

julho 07, 2011

Já que o meu cão fez dez anos hoje... que livros relacionados com animais é que já leste? Quais é que adoras? Tens um cão favorito, na literatura? (Snoopy, alguém?)

Que eu me lembre, ainda não li nenhum livro que tenha como figura principal, um animal. Adoro animais, tenho uma gata, e sofro quando lhes acontece alguma coisa de mal. Até a ver documentários sobre animais, se me aperta o coração quando algum deles é ferido em combate, ou é caçado, ou lhe acontece outra coisa qualquer. Por isso, de certa forma, tento evitar os livros com animais, para não ter que sofrer se lhe acontecer alguma coisa que os deixe mal.

Contudo, li alguns livros em que os animais tinham algum protagonismo, sendo importantes para a trama. Assim, mais imediatamente, lembro-me do corvo Fiacha, n'O Filho das Sombras, da Juliet Marillier, um corvo que vigia os passos de Liadan durante o livro. Ainda na trilogia de Sevenwaters, no primeiro livro temos os irmãos de Sorcha que se transformam em cisnes, e Finbar fica mesmo preso entre esses dois mundos, permanecendo com uma asa de cisne.

Para além da Juliet, temos os lobos da casa Stark, pelo menos nos dois primeiros livros (em português) de George Martin, das Crónicas de Gelo e Fogo. Encontrados por acaso, os seis lobos são atribuídos a cada filho de Ned Stark, e estes nunca mais os largam, acompanhando-os para todo o lado e protegendo os seus donos. Ainda nos livros de Martin, as comunicações são feitas através dos corvos, que transportam mensagens entre os reinos.

Fora estes que mencionei, não me lembro de mais nenhum animal que tenha adquirido alguma importância nos livros que li.

You Might Also Like

0 comentários