O blog, daqui para a frente

julho 01, 2011

De há uns tempos para cá que andava com uma espécie de "bicho carpinteiro" em relação ao blog. Havia qualquer coisa que não batia certo e, enquanto não descobrisse o que era, decidi manter tudo como estava.

Primeiro, remodelei o seu visual, como podem constatar. Já referi as mudanças num post anterior e, por isso não me vou alongar mais. Depois começaram as trocas de ideias, as dúvidas e, finalmente, a certeza do que teria que mudar aqui neste espaço.

Este blog foi criado com o principal objectivo de dar a conhecer as minhas opiniões sobre os livros que leio. Com o tempo, o blog foi crescendo e começou a ser, também, um espaço de divulgação editorial, com as principais novidades do mundo dos livros.

Contudo, o acto de simplesmente debitar informação editorial, que se tornou na maior parte do conteúdo deste espaço, começou a fazer com que eu perdesse algum entusiasmo por este canto. Apesar de eu ter incluído a rubrica semanal do Booking Through Thursday, a dos Marcadores de Livros (sim, ainda estou à espera de imagens dos vossos marcadores!!), para além das opiniões que vou colocando, senti ainda que o blog teria que levar outra mudança.

Assim, tomei a decisão de parar com a divulgação editorial e apostar mais nos textos escritos por mim, que tornem este espaço mais interessante, mais "meu", mais de acordo com aquilo que eu quero que o blog seja. Um espaço onde possamos trocar opiniões, discutir ideias, de interacção entre leitores e outros bloggers também. Quanto à divulgação de livros, penso que há tantos blogs que a fazem bem feita, que nada se perde.

Além disso, sei que o meu tempo livre vai ser reduzido, significativamente, com o segundo ano de mestrado, que é o ano da tese e, por isso, não quero vir ao blog simplesmente porque tenho que pôr este lançamento, ou divulgar o livro X, ou preparar um passatempo (que dá mais trabalho do que pensam!). Quero vir aqui com gosto, partilhar, "conversar" e não por obrigação. Porém, não pensem que alguma vez me obrigaram a divulgar novidades ou a fazer passatempos. Fi-los porque queria e agradeço às editoras que disponibilizaram tanto as informações, como as oportunidades de organizar passatempos, e de facultarem livros para os quais eu escrevi opiniões. Mas estou numa fase de "já chega"...

Já tenho algumas ideias em mente de como dinamizar este espaço, mas aproveito para vos perguntar: o que é que gostavam de ver aqui? Dêem ideias! Lancem desafios! Estou aberta a sugestões.
Concluindo esta reflexão, espero que entendam que, em primeiro lugar, este espaço é meu e, como tal, tem que agradar, primeiro que tudo, a mim. No momento em que isso deixar de acontecer, é altura de terminar com o blog. Assim, fica aqui esta nota, e desejo a todos um resto de ano pleno de leituras!

Diana M.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Fico contente pela mudança de direção :) Para além de achar que o blogue ficará mais interessante, acho que, acima de tudo, tens de tornar o teu espaço naquilo que desejas que ele seja.

    Boa sorte! ;)

    ResponderEliminar
  2. O que gostava de ver? Mais textos sobre Literatura! Sei que deve ser chato, estar a estudar e ainda escrever sobre o mesmo tema aqui, mas, pessoalmente, adorei ler os textos que escreveste sobre autores (lembro-me do da Virginia Woolf) e o dos Pré-Rafaelitas. Para alguém que pouco ou nada sabe de Literatura, foram textos com os quais aprendi algo e suscitou curiosidade para conhecer mais. :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela sugestão! Eu só não gosto de escrever sobre literatura, se a coisa não me interessar, ou não gostar de algum autor... Porque de resto, até nem me importo.
    Por isso, acho que é uma boa ideia! Vou incluir mais textos desses então :)

    ResponderEliminar