Harry Potter and the Prisioner of Azkaban - Opinião

setembro 03, 2011

Título: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban (audiolivro)

Autor: J. K. Rowling (narrado por Stephen Fry)
Editora: Bloomsbury
Sinopse (do Goodreads):
"For most children, summer vacation is something to look forward to. But not for our 13-year-old hero, who's forced to spend his summers with an aunt, uncle, and cousin who detest him. The third book in J.K. Rowling's Harry Potter series catapults into action when the young wizard "accidentally" causes the Dursleys' dreadful visitor Aunt Marge to inflate like a monstrous balloon and drift up to the ceiling. Fearing punishment from Aunt Petunia and Uncle Vernon (and from officials at Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry who strictly forbid students to cast spells in the nonmagic world of Muggles), Harry lunges out into the darkness with his heavy trunk and his owl Hedwig.

As it turns out, Harry isn't punished at all for his errant wizardry. Instead he is mysteriously rescued from his Muggle neighborhood and whisked off in a triple-decker, violently purple bus to spend the remaining weeks of summer in a friendly inn called the Leaky Cauldron. What Harry has to face as he begins his third year at Hogwarts explains why the officials let him off easily. It seems that Sirius Black--an escaped convict from the prison of Azkaban--is on the loose. Not only that, but he's after Harry Potter. But why? And why do the Dementors, the guards hired to protect him, chill Harry's very heart when others are unaffected?"


Opinião:

Mais um Harry Potter, mais um audiobook e aqui a "je" a ficar cada vez mais fã desta saga. Já nem vale a pena falar da narração do Stephen Fry. O homem faz isto com uma perna às costas e é excelente! Já estou a ver que os audiobooks também dão bastante jeito quando uma pessoa quer avançar na história mas tem tarefas domésticas para fazer, ou passa noites em claro. Audiobook no mp3 para que te quero! Mas passemos à história.

Mais uma vez, J. K. Rowling leva-nos ao mundo da magia, dos feiticeiros, dos mistérios e segredos que Hogwarts e alguns dos seus habitantes encerram. Neste livro conhecemos dois novos professores: o Professor Lupin, de "Defense Against the Dark Arts" e a Professora Trelawney, de "Divination" (desculpem estar a pôr os nomes em inglês, mas não sei como traduziram para português). Quanto a Lupin, adorei-o! Pareceu-me alguém de trato fácil, simpático, sempre pronto a ajudar e cuja vida, apesar de parecer descomplicada, também tinha os seus segredos. Quanto à Professora Trelawney, achei-a estranha. É uma personagem peculiar, meio aluada nas suas tentativas de predizer o futuro através de folhas de chá ou de uma bola de cristal.

Assim, de regresso a Hogwarts encontramos estes dois novos professores, mas também encontramos um novo perigo: a fuga de Sirius Black da prisão de Azkaban. Sirius é mais um feiticeiro poderoso que anda atrás de Harry, não sabemos muito bem porquê. E, apesar de todos os esforços dos professores em manter Harry fora da questão, é claro que ele, Ron e Hermione não conseguem ficar quietos e envolvem-se em mais uma aventura. Porém, é no final do livro que tudo se desvenda e que nos apercebemos de que algumas coisas não são o que pareciam... Esta fuga trás ainda umas figuras bastante assustadoras e misteriosas: os Dementors, guardiães de Azkaban e que, devido à fuga de Sirius, vagueiam à procura dele.

Temos todo este mistério rodeando a figura de Sirius Black, mas temos também o quotidiano da vida em Hogwarts: as novas aulas, os novos feitiços e poções que aprendem, os jogos de Quidditch, a rivalidade entre Harry e Malfoy, a ida a Hogsmeade (uma pequena vila de feiticeiros) e, claro, o crescimento das personagens. Afinal, os anos vão passando e eles também vão adquirindo alguma maturidade. Isto nota-se à medida que os problemas vão sendo mais complexos e todos mostram um pensamento menos infantil do que no primeiro livro. Neste livro, ficamos ainda a saber mais sobre os pais de Harry, já que Sirius Black está ligado a eles.

Concluindo, só posso pensar: bendita a hora em que me pus a ler esta saga! Estou a adorar descobrir este mundo, onde a autora consegue cruzar o mistério, a feitiçaria, o humor, a aventura, o quotidiano de três jovens e as suas descobertas, fazendo com que a leitura seja tão fácil. De notar que a história vai-se tornando mais interessante porque à medida que as personagens crescem, o enredo também vai ficando mais complexo, como que acompanhando o seu crescimento. Isto aguça a vontade de ler os livros seguintes: quero ver que mais há para saber e descobrir em Hogwarts e na vida de Harry Potter.

5/6 - Muito Bom



You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu disse que audiobooks rullavam, mas alguém me ouve? Não! Bah! :P

    Ainda bem que estás a gostar. Prepara-te que daqui para a frente é que as coisas aquecem... :D

    ResponderEliminar
  2. Lol eu ouvi!! Tanto ouvi, que agora rendi-me a eles! :P
    Mas estou a gostar sim, estou curiosa para ver o que aí vem :)

    ResponderEliminar