A Fúria dos Reis - Opinião

fevereiro 22, 2012

Título: A Fúria dos Reis (As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro 3)
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 462
Sinopse:

"Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate.

No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para piorar as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.

O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar periogos, e a Corte aguarda com medo o mmento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem...

O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!"

Opinião:

Passado praticamente um ano depois de ter lido os dois primeiros volumes, eis que me aventuro outra vez n'As Crónicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin. Até porque vem aí a segunda temporada da série e eu queria ler os livros antes de a ver... Assim, terminei A Fúria dos Reis, que corresponde à primeira metade de A Clash of Kings, que consegui ler por intermédio de empréstimo das BLx. Tinha uma fila enorme de espera mas, por algum milagre, lá consegui ler este volume!

Neste A Fúria dos Reis seguimos o que se passa em Westeros, na medida em que o livro começa onde o último tinha terminado. Não vou contar aqui pormenores do livro porque não quero "spoilar" ninguém e o que a sinopse adianta é mais do que adequado. Mas resumindo vamos seguindo as aventuras das personagens intervenientes na trama, no mesmo estilo dos livros anteriores. Os capítulos são-nos contados do ponto de vista de personagens diferentes, o que nos permite ter um conhecimento maior sobre os pensamentos e sentimentos de cada um. Mais uma vez, Tyrion Lannister, Daenerys Targaryen e Jon Snow: os meus preferidos. Se bem que Arya Stark começa também a figurar nesse leque porque acho que a miúda ainda vai dar muito que falar...

Em termos de enredo não houve grandes avanços, grandes novidades. Mas como é só a primeira metade do livro original, tenho que ler o resto para avaliar o todo. De qualquer maneira, a leitura continua envolvente, o enredo adensa-se e o grande trunfo desta série são, sem dúvida, as personagens cativantes.

4/6 - Bom

You Might Also Like

1 comentários

  1. Bolas... ainda agora comecei a ler a o 1º volume e já estou a ler spoilers nesta sinopse... :S

    ResponderEliminar