Top Ten Tuesday - Viagens

junho 06, 2013


E sei que hoje não é terça-feira, mas como não tive tempo de vir aqui ao blog, falo-vos disto hoje. O Top Ten Tuesday desta semana tem a ver com livros sobre viagens ou que envolvam, de alguma maneira, viagens. Aqui vai o meu.

1. The Hobbit, de J. R. R. Tolkien - Este livro fala-nos da viagem de Bilbo Baggins, juntamente com Gandalf e mais treze anões, para tentar recuperar o tesouro destes últimos. Bilbo parte do Shire, a ocidente, até Erebor, no oriente, onde reside o dragão Smaug, que guarda esse tesouro. E que viagem!

2. Heart of Darkness, de Joseph Conrad - A viagem aqui descrita é a de Marlow, que vai para o Congo em busca de um homem: Kurtz. Todo o livro é o relato da viagem de Marlow, desde que sai de Londres até ao Congo, e a sua viagem rio acima até encontrar Kurtz. É um livro denso, sobre uma terra e uma população desconhecida para Marlow, que acaba por ter um impacto enorme.  É uma viagem exterior mas, também, uma viagem interior.

3. Trilogia The Lord of the Rings, de J. R. R. Tolkien - Eu sei que são três livros e estou a repetir o Tolkien, mas... como não?! Querem viagem maior do que a de treze personagens de uma ponta à outra da Terra Média? Pronto, é isso.

4. A Odisseia, de Homero - Esta será uma das Viagens, com letra maiúscula. Esta viagem é tão importante e emblemática que, quando se quer dizer que alguém esteve envolvido numa grande viagem, com peripécias e aventuras, até dizemos que a pessoa viveu uma Odisseia. Houve um certo programa de humor que, inclusive, se chamava Odisseia, porque era sobre uma viagem um tanto ou quanto esquizofrénica. Mas outras odisseias à parte, esta relata-nos a viagem de Ulisses de volta a casa, e de todas as aventuras por que passa, nesse regresso.

5. Os Pilares da Terra, de Ken Follett - A narrativa deste livro centra-se em Inglaterra. Contudo, Jack parte para França para se tornar melhor na sua habilidade de esculpir, é lá que descobre a identidade do seu pai e conhece a sua família. É uma viagem super importante para Jack e que marca uma viragem na vida dele, para além de ficarmos a conhecer algumas diferenças culturais entre a Inglaterra e a França na Idade Média.

6. As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino - Sendo um livro sobre descrições de várias cidades por Marco Polo a Kublai Kan, eu decidi incluí-lo nesta lista. Não sabemos se as cidades são reais ou não, mas é uma verdadeira viagem, quer seja física ou imaginária, uma vez que Polo terá passado por todas elas durante as suas viagens. É um livro muito interessante

7. The Road, de Cormac McCarthy - Passado num cenário pós-apocalíptico, esta narrativa fala-nos da viagem de um pai e o seu filho em direcção a um local onde terão maiores hipóteses de sobrevivência. é um livro pesado, conta a história da sobrevivência destas duas personagens e de como se conseguem manter vivos durante a sua jornada.

8. The Wonderful Wizard of Oz, de L. Frank Baum - Quando Dorothy, no Kansas, é apanhada no meio de um tornado e viaja para um mundo mágico, tem de ir ter com o feiticeiro da cidade de Oz para voltar para casa. Conhece seres diferentes, locais mágicos e... Opá, gostei tanto deste livro! Ás vezes bem me apetece, ser apanhada numa tempestade e ser transportada para um mundo mágico.

9. O Físico, de Noah Gordon - A narrativa começa em Inglaterra, onde Rob Cole vive. Mas, à medida que Rob percebe o que realmente gosta de fazer, curar pessoas, isso leva-o a uma viagem até à Pérsia, passando praticamente por toda a Europa medieval. É uma viagem e pêras, e a escrita do autor é tão detalhada que ficamos a conhecer os costumes de cada local por onde Rob passa.

10. O Jardim dos Segredos, de Kate Morton - Para além de uma viagem no espaço (ou várias), este livro é também uma viagem no tempo, no sentido em que a narrativa se vai alternando entre 1913, 1975 e 2005. O mistério sobre o passado de uma das personagens, faz com que outra viaje entre a Inglaterra e a Austrália, para o solucionar.

(O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do blog The Broke and the Bookish)

You Might Also Like

1 comentários

  1. Vi agora os livros que temos em comum =)
    Gostos parecidos e também boas escolhas, pois tens mais livros que já li.
    Beijinhos

    ResponderEliminar