Abril: Balanço de Leituras

maio 05, 2020


Há bastante tempo que não sentia a necessidade de fazer um post de balanço mensal, porque há muito tempo que não lia tanto como li este mês. Este aumento do ritmo de leitura deveu-se, claro, ao isolamento social a que estamos quase todos obrigados, bem como ao fim da tese de doutoramento, que me permitiu ter maior disponibilidade mental e de tempo.

E o que posso dizer deste mês?

Li três livros e comecei o quarto, que devo terminar esta semana. E tive sorte, porque só li livros bons! Não houve um livro que me tivesse desapontado e, por isso, só tenho coisas boas a dizer sobre os livros que li. Também foi o mês, até agora, em que comprei mais livros, aproveitando as promoções do Dia Mundial do Livro. Ainda estou à espera que cheguem, mas podem acompanhar-me de mais perto no que a estes temas dizem respeito, no meu Instagram.

Então, baralhando e concluindo, estes foram os livros que li:


A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, de Svetlana Alexievich - Um livro fenomenal sobre as experiências das mulheres russas que estiveram em combate durante a II Guerra Mundial
Little Fires Everywhere, de Celeste Ng - A minha estreia com a autora, numa narrativa que aborda temas como a maternidade, classe social e raça.
 Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie - Voltei à escrita de Chimamanda para conhecer Ifemelu e Obinze, dois jovens nigerianos, e ler sobre a vida de Ifemelu que se adapta à nova realidade americana, quando vai para os Estados Unidos. Que saudades da Chimamanda!

Vieram cá parar a casa:

A Avó e a Neve Russa, de João Reis
Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar
Eleonor Oliphant is Completely Fine, de Gayle Honeyman
Wintergirls, de Laurie Halse Anderson

Vamos ver o que os próximos meses nos reservam a todos e se consigo manter este ritmo de leitura. Espero que estejam todos bem de saúde, desse lado, e partilhem comigo, aqui, no Facebook ou no Instagram, o que andaram a ler e o que recomendam!

You Might Also Like

0 comentários