Flowers for Algernon - Opinião

maio 16, 2022


Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este livro é um clássico da ficção científica, publicado em 1966. Nele, seguimos a história de Charlie, um homem com limitações cognitivas, que decide submeter-se a uma experiência científica de forma a aumentar a sua inteligência, para que possa ser igual aos seus pares.

Partindo desta base, discutem-se várias temáticas importantes ligadas ao tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência intelectual, à sua desumanização, e aos preconceitos que existem sobre elas. Este livro tem várias camadas à medida que vamos acompanhando o caminho de Charlie pelos olhos dele próprio, que vai escrevendo sobre toda a experiência.

É um livro importantíssimo, sobre empatia, compaixão, sobre a importância da inclusão e do não julgamento de pessoas com deficiência. Gostei deste livro, mas teria gostado mais se não tivesse apanhado alguns spoilers durante a leitura... Infelizmente, este livro não está traduzido por cá, mas aconselho vivamente a sua leitura - seja em inglês, seja na tradução brasileira (que é linda, às vezes apetece-me ir viver para o Brasil só por causa das edições que eles têm por lá!)


3/5 - Gostei


(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)

You Might Also Like

0 comentários