A Head Full of Ghosts - Opinião

agosto 11, 2022



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este é um livro sobre fenómenos paranormais e possíveis possessões demoníacas. É um livro que nos faz duvidar daquilo que nos está a ser contado e que constrói uma atmosfera de desconfiança e de estranheza, que joga com as nossas percepções e crenças.

Temos aqui uma história sobre uma família na qual a filha mais velha começa a exibir comportamentos estranhos e preocupantes, mas que são vistos de maneira diferentes por quem lida com eles: a mãe acha que pode ser algum distúrbio do foro psiquiátrico, mas o pai, religioso fervoroso, acha que a filha está possuída por uma entidade demoníaca. No meio disto tudo, a família passa a ser filmada para um reality show e toda esta história é contada 15 anos depois pela filha mais nova, Marjorie. E nós, leitores, não sabemos muito bem se devemos confiar nisto tudo que estamos a ler.

Gostei deste livro pela atmosfera que é criada e pelas ligações que existem a vários filmes do género, talvez o mais famoso sendo O Exorcista. Há uma certa desconstrução de algumas cenas filmadas para o reality show através de posts que alguém escreve num blog, o que nos faz duvidar ainda mais, porque sabemos o quanto estes programas seguem guiões específicos de forma a gerar audiências. Gostei das cenas mais paranormais e que iam colocando em causa aquilo que eu sabia, mas houve uma coisa que me fez não adorar este livro - a falta de conclusão. 

Como ser humano, achamos que temos sempre de saber tudo, todos os factos, tirar todas as certezas e ficar com tudo em pratos limpos, e isso não aconteceu neste livro. Principalmente tratando-se de um tema como a possessão espiritual. Este foi o meu grande “senão”, porque eu gostava de saber o que aconteceu, de facto, e se o que lemos é real ou não, ou o quanto da história corresponde à realidade.

Ainda assim, recomendo para quem goste deste tipo de livros e destes temas. Outra recomendação: não o leiam à noite, porque correm o risco de não conseguir dormir a pensar “que barulho foi aquele?”.

Está traduzido e publicado por cá pela editora TopSeller com o título Os Fantasmas da Mente.


3/5 - Gostei


Comprar | Bertrand (link de afiliado)


(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)

You Might Also Like

0 comentários