Booking Through Thursday - Críticas/Opiniões

junho 02, 2011

Lês críticas/opiniões de livros? Em quais é que confias? Elas afectam os teus hábitos de leitura? Ou os teus hábitos de compra?


Sim, costumo ler opiniões sobre livros que tenho alguma curiosidade em ler ou, que já li, mas que quero saber o que outras pessoas pensam. Normalmente fio-me em opiniões de blogs que julgo serem de confiança, que tenham os gostos parecidos com os meus, ou em opiniões de amigos com quem partilho os mesmos gostos literários.
Penso que é inevitável irmos "apalpar" terreno antes de nos aventurarmos para uma nova leitura porque, como há tanta coisa para ler, parece que não queremos desperdiçar o nosso tempo com um livro que não corresponda totalmente àquilo que procuramos. Por isso, tenho sempre o hábito de ir procurar outras opiniões antes de me aventurar em alguma leitura.
Para além de outros blogs e de amigos, também costumo ver no Goodreads as pontuações atribuídas aos livros que quero ler. Como é uma comunidade bastante vasta, composta por pessoas com os mais variados gostos, penso que é uma fonte fiável sobre a qualidade de um livro. Por isso, tudo isto considerado, parto para a leitura.

Contudo, elas não afectam completamente os meus hábitos de leitura. Ou seja: leio-as, tomo em consideração tudo o que li mas a decisão, em última análise, é minha. Não vou comprar um livro só porque X disse que era muito bom. Se eu vir que se enquadra nos meus gostos, então fica na lista para comprar. Mas o facto de alguém dizer que o livro Y é mau, também não me vai impedir de o comprar. Por mais parecidos que os meus gostos possam ser com os de outra pessoa, também há alturas em que as opiniões diferem.
No final de contas, leio várias opiniões antes de ler um livro. E, apesar de as ter em conta, elas não me influenciam nas minhas leituras, porque a decisão final de ler ou não um livro, é minha.

You Might Also Like

0 comentários