Harry Potter and the Half-Blood Prince - Opinião

outubro 21, 2011

Título: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Autor: J. K. Rowling
Editora: Bloomsbury
Páginas: 607
Sinopse:
"It is the middle of the summer, but there is an unseasonal mist pressing against the windowpanes. Harry Potter is waiting nervously in his bedroom at the Dursley's house in Privet Drive for a visit from Professor Dumbledore himself. One of the last times he saw the Headmaster was in a fierce one-to-one duel with Lord Voldemort, and Harry can't quite believe that Professor Dumbledore will actually appear at the Dursleys' of all places.
Why is the Professor coming to visit him now? What is it that cannot wait until Harry returns to Hogwarts in a few weeks' time? Harry's sixth year at Hogwarts has already got off to an unusual start, as the worlds of Muggle and magic start to interwine..."


Opinião:

A primeira coisa que se nota neste livro, no seguimento do anterior, é o ambiente cada vez mais sombrio, quase mesmo oprimido pela desconfiança que reina em Hogwarts devido aos poderes cada vez maiores de Lord Voldemort. E esse tom sombrio percorre praticamente todo o livro, já que o mundo da magia e dos feiticeiros enfrenta momentos muito difíceis e incertos. A ajudar a este ambiente obscuro, juntam-se cada vez mais personagens que estão do lado de Voldemort e, por isso, não é só o ambiente que se adensa, é também a existência de personagens mais negras.

Além disso, este é o sexto ano de Harry e seus amigos em Hogwarts e nota-se, claramente, um aumento da maturidade de todos. São miúdos de 16 anos como tudo o que isso implica e isso torna-os mais reais para quem está a ler, porque nos conseguimos identificar com eles, numa dada altura da nossa vida. Para mim, as personagens são os pontos mais fortes de toda a saga, desde os alunos aos professores. O Harry está a tornar-se um bocado paranóico mas eu até percebo. Afinal, acontece-lhe tudo... Mas fora isso, gosto do facto da autora colocar sentimentos e desejos menos nobres em Harry, apesar deste ser o herói da saga. Embora se saiba que, na dualidade bons/maus ele faça parte dos bons, ele é humano, não é perfeito, e também tem sentimentos negativos. Todos temos, perante as situações por que passamos.

Não vou falar muito do enredo porque não quero estragar surpresas para quem nunca leu os livros. Mas basicamente parece que tudo se começa a compor para a grande batalha final, que se espera, entre Harry e Voldemort. Desde o livro anterior que se nota que há uma espécie de preparação de todos para o combate final que vai ter que acontecer, inevitavelmente. E é para esse combate final que eu estou tão ansiosa!

Gostei, também, de ter conhecido mais sobre a vida de Voldemort em primeira mão, através do Pensieve (não sei como traduziram para português...). Por outro lado, achei que o Snape devia ter tido mais protagonismo. Se calhar por gostar tanto desta personagem, por ser tão intrigante e por querer saber mais sobre ele... Como dizia aqui à dias, eu acho que a J. K. Rowling devia escrever a biografia do Snape!  
Chegamos ao final deste livro com um evento surpreendente, com pontas soltas para serem resolvidas no próximo livro, com o querer saber mais sobre o Snape e curiosa para saber como vai ser o confronto final entre Harry e Voldemort. Ah! E quem será o R.A.B que aparece num bilhete?... 
Posso dizer que este livro serve como uma preparação para o que aí vem e gostei bastante. Gostei de todo o ambiente, gostei do desenvolvimento das personagens, do enredo, da maneira como a autora nos deixa curiosos, capítulo após capítulo, para os eventos seguintes. E com um final tão tocante como o deste livro, estou curiosa para ver o que se vai seguir!

5/6 - Muito Bom

You Might Also Like

4 comentários

  1. O Pensieve foi traduzido por Pensatório. :)

    Snape... *suspiro*

    ResponderEliminar
  2. LOL Se há revista cor-de-rosa que eu compraria, era se o Snape viesse na capa e em letras garrafais: "Saiba tudo sobre a vida de Severus Snape!"

    Era giro, ver o Snape numa revista cor-de-rosa xD

    ResponderEliminar
  3. LOL Agora fizeste-me dar uma valente gargalhada! Mas lê o sétimo livro, lê!!!

    ResponderEliminar
  4. O Snape numa revista cor-de-rosa?!!! Ahahahah essa seria boa!:p

    O Snape é das melhores personagens de J.K. Rowling. Lembro-me perfeitamente do final deste Half- Blood Prince e mais ainda do tempo que tive de esperar até o 7º volume.

    ResponderEliminar