Exame Livresco de A a Z

agosto 23, 2013


Vi este questionário no Blog of Erised, mas a sua origem está no blog The Perpetual Page-Turner. O desafio está em inglês, pelo que não vou traduzir as perguntas, uma vez que é um questionário em ordem alfabética e as perguntas seguem essa ordem. Assim, sendo, aqui vão as perguntas e as respostas, em português.

Author you’ve read the most books from:

Estamos mal, porque logo na primeira pergunta tenho que mencionar três autores, porque li um número igual de livros de cada um. Sendo assim, li sete obras de cada um destes autores: José Luís Peixoto, William Shakespeare e J. K. Rowling.

Best Sequel Ever:

Acho que esta não é difícil. Vou considerar os livros em inglês, porque senão tinha que nomear dois livros, na tradução portuguesa. Para mim, a melhor sequela é A Storm of Swords, da saga A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin.

Currently Reading: 

Estou a ler The Broken Sword, de Poul Anderson.

Drink of Choice While Reading: 

Chá ou leite com chocolate, no inverno.

E-reader or Physical Book? 

Gosto de ler em ambos os formatos, mas não consigo distinguir nenhum preferido. Têm ambos os seus prós e contras e consigo disfrutar da leitura tanto num e-reader como num livro físico.

Fictional Character You Probably Would Have Actually Dated In High School: 

No liceu talvez não, que o homem é demasiado velho para andar no liceu. Mas Rochester, do livro Jane Eyre... homem da minha vida!

Glad You Gave This Book A Chance: 

Há alguns, mas de momento o que me veio à cabeça foi Oryx and Crake, da Margaret Atwood. Estive na dúvida em lê-lo, não sabia o que esperar e foi uma completa e fantástica surpresa. Um dos meus livros favoritos.

Hidden Gem Book

Os Leões de Al-Rassan, de Guy Gavriel Kay. É um livro que passa muito despercebido, mas é um livro fantástico e que deveria ser mais valorizado, pelo menos por cá.

Important Moment in your Reading Life: 

A leitura de Jane Eyre, da Charlotte Brontë. Quem me conhece e segue este blog, já deve estar farto de eu estar a bater sempre na mesma tecla. Mas é verdade... Mas vá, outro momento importante na minha vida literária, talvez a criação deste blog que me abriu horizontes para outros livros, para outros géneros, e que me fez crescer tanto como leitora e pessoa :)

Just Finished: 

O último livro que acabei foi o Wolf Hall, da Hilary Mantel.

Kinds of Books You Won’t Read: 

Tenho um bocado de dificuldade em dizer "desta água não beberei", no que toca a livros. Mas não estou muito interessada em livros na onda de Manga/Anime. Não digo que não seja bom, conheço quem adore, incluindo a minha irmã, mas não é o meu estilo.

Longest Book You’ve Read: 

The Pillars of the Earth, do Ken Follett. Li-o em inglês e aquilo tem para lá de mil páginas...

Major book hangover because of: 

The Return of the King, de J. R. R. Tolkien. Já tinha lido livros muito bons e que adorei. Mas ficar sem conseguir ler nada depois de uma leitura... Nunca me tinha acontecido. Acho que depois de ler este, fiquei três semanas sem conseguir ler um único livro, por mais que tentasse.

Number of Bookcases You Own: 

Bom, as estantes onde tenho só os meus livros, são as que vieram com a minha secretária, e são quatro. Mas entretanto os livros já começaram a ocupar a própria mesa da secretária e já não tenho espaço para pôr mais livros...

One Book You Have Read Multiple Times: 

Jane Eyre, da Charlotte Brontë (não me batam, vá).

Preferred Place To Read: 

No (raro) sossego do meu quarto e no sofá da sala, porque comprámos um sofá novo à pouco tempo, hehehe.

Quote that inspires you/gives you all the feels from a book you’ve read: 

Tantas! Gosto particularmente de uma citação da Jane Eyre, mas não vos vou maçar sempre com o mesmo livro. Podia pôr aqui alguns dos versos belíssimos de Shakespeare que me dão todos os "feels", sempre que os leio. Mas fica aqui uma coisa mais pequena, e igualmente marcante, de The Bell Jar da Sylvia Plath: "I took a deep breath and listened to the old bray of my heart. I am, I am, I am."

Reading Regret: 

The Gathering, da Anne Enright. É talvez o livro que mais detestei ler e achei que foi um desperdício de tempo. Mas foi para uma cadeira da faculdade até tive que fazer um trabalho sobre ele, por isso que remédio tive eu...

Series You Started And Need To Finish (all books are out in series)

Há duas séries que até vergonha de dizer que ainda não acabei, porque só me falta ler um livro e até os tenho em casa... Falta-me ler o último livro da Trilogia Sevenwaters, da Juliet Marillier, bem como o último livro da saga Millenium, do Stieg Larsson. Fora estes, que só me faltam ler os últimos livros, tenho as seguintes sagas para terminar: Bridgertons, da Julia Quinn, As Crónicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin, a série Matthew Shardlake, do C. J. Sansom, os dois últimos de As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley e dois livros da série Robert Langdon, do Dan Brown, 

Three of your All-Time Favorite Books: 

Já toda a gente sabe que no topo do topo está... Jane Eyre. Por isso, vou escolher outros três livros, para não se tornar repetido. Sem ordem nenhuma em particular: The Lord of the Rings, de J. R. R. Tolkien, O Nome da Rosa, de Umberto Eco e Hamlet, de William Shakespeare. Acho pouco e, mesmo assim, fiz batota...

Unapologetic Fangirl For: 

Pelo género da Fantasia. Comecei a ler livros dentro deste género há relativamente pouco tempo, mas rapidamente se tornou num dos meus géneros favoritos. Ainda é considerado um género marginal no cânone literário, pouco estudado nas universidades, olhado de lado por muita gente, mas há verdadeiras obras-primas que eu passei a adorar. Não quero saber se me olham de esguelha, eu gosto de Fantasia!

Very Excited For This Release More Than All The Others: 

Assim de repente, o Winds of Winter, do George Martin. É certo que ainda me falta ler o Feast for Crows e o Dance With Dragons (os livros sétimo, oitavo, nono e décimo em português). Mas é uma saga tão entusiasmante que uma pessoa quer que os livros sejam publicados o mais rápido possível, para o sofrimento não durar tanto tempo.

Worst Bookish Habit

Hum... Pior hábito? Não sei se será um hábito, mas talvez comprar livros sem antes ter lido os que cá tenho. E isto aplica-se também aos ebooks que se vão acumulando no Kobo (já vou em mais de duzentos) para ler mais tarde. Quando? Não sei. Mas há de ser.

X Marks The Spot: Start at the top left of your shelf and pick the 27th book: 

O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Adoro!!

Your latest book purchase: 

Ganhei num passatempo: O Fiel Jardineiro, de John Le Carré. Mas comprado mesmo, Murder by the Book, de Susanna Gregory.

ZZZ-snatcher book (last book that kept you up WAY late):

O Wolf Hall da Hilary Mantel. Apesar de ser um livro que demorou algum tempo a ser lido, porque fiquei com a mente ocupada com outras coisas, era um livro em que eu pegava à noite e lia bastante, mantendo-me acordada até altas horas. Vá, se calhar não assim tão altas... tipo duas ou três da manhã.

E são estas as minhas respostas. Quem quiser responder a este questionário nos seus blogs, esteja à vontade, dando os devidos créditos aos blogs acima mencionados :)

You Might Also Like

0 comentários