Top Ten Tuesday - Top 10 Citações Inspiradoras

abril 14, 2015


Digo já que sou péssima para me lembrar de citações de cor e salteado. Apesar de ter algumas que adoro, não consigo dizê-las de cor nem estão na ponta da língua. É como os poemas, há quem consiga recitar os seu poemas ou versos favoritos, mas isso não é comigo. Memorizar frases inteiras é-me praticamente impossível. Mas, apesar de tudo, há coisas que ficam na memória e posso não saber palavra por palavra, mas lembro-me de partes, o que me permite ir ao google e encontrar as citações completas e correctas. Por isso, aqui vão um misto de citações inspiradoras e citações favoritas que possam ser não tão inspiradoras:

1. "This above all: to thine own self be true, And it must follow, as the night the day, Thou canst not then be false to any man". - Esta é a única citação que eu sei de cor, mas também é porque não é muito longa. Da minha peça favorita de William Shakespeare, Hamlet, esta citação é de Polonius. Podia retirar tanta coisa desta peça, minha nossa... estávamos aqui o dia todo. Gosto muito dela porque me lembra para ser verdadeira a mim própria, apesar de tudo aquilo que possam querer que eu seja ou que eu faça.

2. "Do you think, because I am poor, obscure, plain and little, I am soulless and heartless? You think wrong! - I have as much soul as you, - and full as much heart! And if God had gifted me with some beauty and much wealth, I should have made it as hard for you to leave me, as it is now for me to leave you!" - Já tinha que vir a Jane Eyre, da Charlotte Brontë. A primeira vez que li esta frase senti-me avassalada pela força de Jane e ainda hoje me serve de inspiração. Todos merecem amor e carinho. Todos.

3. "It does not do to dwell on dreams and forget to live". - Professor Dumbledore em Harry Potter and the Philosopher's Stone. Tanta sabedoria que vem deste senhor, é uma das minhas personagens favoritas da série. O que retiro desta frase é que por vezes estamos tão habituados a sonhar acordados, a idealizar a nossa vida, o nosso futuro, que acabamos por nos esquecer de a viver e de apreciar aquilo que nos rodeia.

4. "Never forget what you are, for surely the world will not. Make it your strength. Then it can never be your weakness. Armour yourself in it, and it will never be used to hurt you". - Tyrion Lannister em A Game of Thrones de George R. R. Martin. Também podíamos estar aqui o dia todo com citações dele. Gosto muito desta porque fala de assumirmos aquilo que somos, as nossas qualidades, os nossos defeitos, as nossas limitações, as nossas diferenças, sem vergonha. 

5. "But no living man am I!" - Éowyn, em The Return of the King, de J. R. R. Tolkien. YEAH!!!

6. "We are all in the gutter, but some of us are looking at the stars." - Oscar Wilde em Lady Windermere's Fan. Nunca li esta peça, mas esta frase ficou-me porque a vi já não sei onde (provavelmente por aí, na internet) e é uma belíssima frase que vem lembrar que é possível encontrar beleza mesmo no meio da fealdade. Real ou metafórica.

7.So tell me, since it makes no factual difference to you and you can't prove the question either way, which story do you prefer? Which is the better story, the story with animals or the story without animals?' Mr. Okamoto: 'That's an interesting question.' Mr. Chiba: 'The story with animals.' Mr. Okamoto: 'Yes. The story with animals is the better story.' Pi Patel: 'Thank you. And so it goes with God.” - em Life of Pi de Yann Martel. Esta parte faz o livro todo, é só o que vos digo. Peço desculpa se estou a ser spoiler, mas é isso.

8. "I took a deep breath and listened to the old brag of my heart. I am, I am, I am." - Sylvia Plath em The Bell Jar. Adoro esta frase. Uma das minhas prováveis próximas tatuagens será precisamente o "I am, I am, I am". Nunca se esqueçam de quem são.

9. "It wasn't only wickedness and scheming that made people unhappy, it was confusion and misunderstanding; above all, it was the failure to grasp the simple truth that other people are as real as you." - em Atonement, do Ian McEwan. Gostei muito do livro e esta frase ficou-me pela simplicidade do seu significado. 

10. "Horas, horas sem fim,
 pesadas, fundas,
esperarei por ti
até que todas as coisas sejam mudas.
Até que uma pedra irrompa
e floresça.
Até que um pássaro me saia da garganta
e no silêncio desapareça." - Peço desculpa, fiz batota e pus aqui um poema, mas não consegui resistir. Um dos meus poemas favoritos de SEMPRE. "Espera", de Eugénio de Andrade.


(O Top Ten Tuesday é uma rubrica da autoria do blog The Broke and the Bookish)

You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito amor pela citação da Éowyn! E acreditas que por causa do "Enemy of Man" (SEAN BEAN OMD!) e de ter visto sei lá quantas vezes o vídeo do Kickstart, decorei a fala do "Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow"? Para além do "we few, we happy few, we band of brothers..." *toda orgulhosa por saber frases do Shakes*

    ResponderEliminar