The Well of Ascension - Opinião

julho 25, 2015

Título: The Well of Ascension (Mistborn #2)
Autor: Brandon Sanderson
Lido no Kobo
Sinopse:

A sinopse pode ter spoilers para quem ainda não leu os livros. Por isso, quem quiser ler a sinopse pode fazê-lo aqui.

Opinião:

Quatro meses depois de ter lido The Final Empire, lá peguei neste The Well of Ascension, o segundo livro da trilogia Mistborn. Apesar de passados quatro meses, a história estava bem viva na minha cabeça, tal como as personagens, o mundo do Império Final, a cidade de Luthadel e o sistema de magia da Alomância. Como adorei o primeiro volume, confesso que tinha medo de ir com as expectativas demasiado elevadas para este segundo livro e depois sentir-me desiludida. Mas desilusão foi coisa que não aconteceu.

Sem querer entrar em muitos detalhes, este livro começa um ano depois dos eventos que se passaram no primeiro livro. Porém, apesar de muita coisa ter mudado, a cidade de Luthadel e o Império Final encontram novos desafios e problemas, tal como Vin e companhia. As coisas não são tão fáceis nem tão simples como todos pensavam. Assim, fiquei expectante para ver como se ia desenrolar a acção e como o autor iria desenvolver mais a história das personagens e daquele mundo. E que coisa fantástica!

O grande ponto forte deste livro são as personagens. Vin, Elend, os seus companheiros Mistings, Sazed, e até novas personagens que surgem para adensar a história. Estão tão bem construídas que é impossível não nos apegarmos a elas e não querermos saber mais. À semelhança do primeiro livro, neste também contamos com uma profecia antiga sobre um herói e o poder que reside num poço - o Poço da Ascensão. E só no fim é que o enigma se resolve e as peças encaixam todas. É fantástico e delicioso ler um livro destes que tem tanta profundidade, tanto sumo, tanta coisa interessante e nova, que nos deixa agarrado desde o início. Foi assim que me senti. Completamente preenchida pelo livro que estava a ler, como se tudo o que eu procurasse num livro de fantasia, estivesse lá. As personagens bem construídas a que nos apegamos (cheguei a sonhar com eles!!), um enredo fascinante, um mundo diferente e misterioso, batalhas, intriga política, a presença de mitologias e de como é que pode surgir uma religião, um sistema de magia original, uma prosa envolvente... Eu ficava aqui o dia todo, sinceramente. Foi mais um livro que me encheu completamente as medidas e estou em pulgas para ler o seguinte - que é o que vou fazer.

Adorei voltar a Vin e seguir o seu percurso, com todas as suas dúvidas e incertezas. Vê-la crescer mais, duvidar de si própria e do que a rodeia para voltar a emergir com a certeza de quem é e do seu propósito. É das personagens mais fascinantes que conheci nos últimos tempos. Adoro-a! Depois Elend, que vê os seus ideais a serem postos em causa, a duvidar daquilo em que acredita e a pensar se será a pessoa certa para desempenhar aquele papel. Elend que ama Vin e confia cegamente, mesmo não a percebendo completamente. Sazed... Eu adoro o Sazed. Estou muito curiosa para saber o que lhe está reservado depois do fim do livro. 

Em suma: um excelente livro, muito coeso e sem pontas soltas. Com personagens e uma intriga espectaculares, que agarram desde o início. Para quem gosta de fantasia da boa, recomendo estes livros sem reservas. Read and be amazed!

6/6 - Excelente

(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge)

You Might Also Like

0 comentários