O Luto de Elias Gro - Opinião

março 23, 2020


Título: O Luto de Elias Gro (Trilogia dos Lugares Sem Nome #1)
Autor: João Tordo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 323
Sinopse:
"Numa pequena ilha perdida no Atlântico, um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais.
A ilha alberga criaturas singulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar.
O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza – e dos outros habitantes da ilha. Com o vagar com que mudam as estações, o homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor.
O luto de Elias Gro é o romance mais atmosférico e intimista de João Tordo, um mergulho na alma humana, no que ela tem de mais obscuro e luminoso."

Opinião:

Este livro não é fácil. Não é uma leitura leve, com personagens com as quais nos identificamos rapidamente, com uma narrativa óbvia e simples. É um livro sinuoso e melancólico, cuja leitura, por vezes, é tirada a ferros, uma vez que lida com algumas das temáticas mais complicadas da vida: a perda, a solidão e o desamor. O livro é sobre as personagens e é sobre nós. É sobre a natureza humana num exercício de escrita poética, intricada, dura e, por vezes, sombria, com significados muito para além das palavras escritas. É sobre o que está nas profundezas de cada um de nós, do que deixamos vir à tona e do que queremos enterrar. Tem passagens belíssimas que anotei para que nunca me esqueça delas, que são de uma verdade atroz e que ressoam nas experiências que já tivemos. Tem referências literárias e artísticas que conferem uma maior densidade de significados às considerações de ordem mais existencial e filosófica e que são tão bem colocadas, nesses momentos.


É o primeiro livro que leio do João Tordo e fiquei abismada, confesso. Foi um livro que me custou a ler, especialmente porque comecei a sua leitura na fase final da revisão e correcção da minha tese, e penso que, por isso, demorei mais tempo. Porque este livro merece ser lido quando conseguimos dar-lhe a devida atenção: para apreciarmos a escrita de Tordo, para interiorizarmos as suas mensagens, para pensarmos sobre as várias temáticas que se afloram. Este é um daqueles livros em que sinto que as minhas palavras vão ficar sempre àquem daquilo que sinto em relação a esta obra. Gostei mesmo muito deste livro e quero muito explorar mais obras do autor.

5/6 - Muito Bom

You Might Also Like

0 comentários