1793 - Opinião

novembro 20, 2020



Parti para a leitura deste livro depois de ter visto opiniões tão positivas da Célia e da Ana. Depois de uma ligeira ressaca literária em que nenhum livro que começava a ler me suscitava interesse, decidi virar-me para um livro que alia dois géneros de conforto meu: os thrillers e a ficção histórica. Assim, 1793 é um thriller histórico com laivos de noir, em que os protagonistas são pessoas com defeitos, com falhas, e o crime que é o foco principal desta narrativa é marcado por uma violência perturbadora. No epílogo que o autor faz a este livro, mostra que fez uma pesquisa histórica exaustiva sobre o fim do século XVIII na Suécia, em que podemos perceber que algumas das personagens mencionadas foram pessoas reais, e estes aspectos conferem ao livro um maior atmosfera de realidade, uma vez que durante a leitura senti que estava completamente imersa naquela época e naquela sociedade.

Como disse no início, este livro veio "curar" uma ressaca literária e foi o livro certo para o fazer. Seguimos a narrativa a partir dos olhos de duas personagens principais; Mickel Cardell, um ex-soldado da Guerra Russo-Sueca, que teve lugar entre 1788 e 1790, na qual perdeu um braço, e Cecil Winge, um advogado que trabalha para a polícia. Ambos se conhecem a propósito de um corpo mutilado que Cardell encontra no rio e que desperta também o interesse de Winge, sendo que a partir daqui ambos começam a trabalhar juntos para a resolução desse mistério. 

Esta história enquadra muito bem a presença deste crime e a investigação feita por Cardell e Winge no seio da sociedade sueca deste período, marcada ainda pelo conflito da guerra com a Rússia, mas também pelo medo que os ideais da Revolução Francesa se infiltrem na sociedade e deponham a monarquia instalada. O retrato feito da sociedade, das pessoas, das instituições e da forma como elas funcionavam, como as pessoas viviam é exímio. É tão bem feito que conseguimos imaginar todos os detalhes que nos são apresentados para formar imagens mentais que ficam gravadas. Além disso, gostei muito de Cardell e Winge, homens que são tão diferentes, mas cujas personalidades e formas de fazer as coisas acabam por se complementar e unir para chegarem até à resolução final do mistério sobre o cadáver mutilado que foi encontrado. Neste aspecto, achei que a forma como a investigação criminal foi feita e os detalhes que vão sendo descobertos sobre o crime foram sendo revelados na medida certa e nas alturas certas, fazendo com que o leitor se mantenha interessado e agarrado ao livro para saber o que irá acontecer a seguir.

Este livro não é para os estômagos mais sensíveis. Os contornos do crime são violentos e mostram o que mais há de sórdido e desrespeitoso pela vida humana, há descrições bastante detalhadas e vívidas de alguns pormenores, não só dos que dizem respeito ao crime, como também da vivência do dia a dia das pessoas naquele período e naquele país, especialmente dos que vivem em contextos mais desfavorecidos e daqueles que se vêem nas malhas das instituições onde acabam por ser condenados a trabalho escravo, a condições degradantes e cujo bem-estar é completamente negligenciado. Já a caracterização das personagens está muito bem feita, uma vez que têm profundidade, são complexas, têm passados complicados e, de certa forma, é mais fácil o leitor estabelecer uma relação com elas de maior empatia, uma vez que enfrentam os mesmos dilemas, os mesmos problemas do que muitos de nós. Gostei mesmo muito de Cardell e de Winge, que espero encontrar no futuro.

Gostei bastante deste livro e irei, certamente, comprar o seguinte para me reencontrar com algumas personagens deste livro e ver em que é que se vão meter. Se gostam de thrillers, de crimes e mistérios por resolver de contornos mais sombrios e violentos, se não tiverem o estômago mais sensível, então este é um excelente livro para vocês. Estou desejosa de ler o próximo!

5/6 - Muito Bom

Comprar: Bertrand (link de afiliado)

_____________________

Detalhes

Editora: Suma de Letras
Páginas: 348
Sinopse:
"1793, Estocolmo. Quatro anos após a tomada da Bastilha e mais de um ano depois da morte de Gustavo III da Suécia, as guerras estrangeiras esvaziaram os tesouros e a nação é governada com mão de ferro pelo senhor do reino. Na esteira do falecimento do velho rei, a confiança transformou-se num bem escasso. a paranóia e as conspirações sussurradas abundam em todos os cantos. uma promessa de violência estala no ar enquanto os cidadãos comuns se sentem cada vez mais vulneráveis aos caprichos dos que estão no poder. 
Quando Mickel Cardell, um ex-soldado aleijado e ex-guarda nocturno, encontra um corpo mutilado flutuando no lago malcheiroso da cidade, sente-se compelido a dar um enterro condigno ao homem não identificado. Para Cecil Winge, um brilhante advogado que é também detective consultor na Polícia de Estocolmo, um corpo sem braços, pernas ou olhos é um enigma formidável e uma última oportunidade de acertar as coisas antes de perder a sua batalha com a morte. Juntos, Winge e Cardell vasculham Estocolmo para descobrir a identidade do corpo, encontrando o lado sórdido da elite da cidade."

You Might Also Like

0 comentários