What Lies Between Us - Opinião

janeiro 11, 2021



Primeiro livro do ano: check! Comecei com um thriller, que me andava a apetecer ler, e escolhi o John Marrs porque vi boas críticas em relação aos livros dele e, por isso, decidi arriscar.

Esta a história de duas mulheres, Maggie e Nina, mãe e filha respectivamente, que vivem na mesma casa. Rapidamente ficamos a perceber que Maggie é prisioneira naquela casa, controlada pela filha que a mantém com uma corrente no tornozelo de forma a limitar os seus movimentos na casa e para a cingir ao seu quarto no sótão, onde permanece isolada, conseguindo ver o mundo, mas sem que o mundo a consiga ver a ela. Mas porquê? O que é que deu azo a esta situação? A cada capítulo vamos sabendo mais da relação tóxica e co-dependente desta mãe e filha ao longo de duas linhas cronológicas: uma no presente e outra há 25 anos atrás, quando Nina tinha apenas 13 anos. Uma vez que os capítulos são contados na primeira pessoa, por Maggie e Nina, temos acesso às suas memórias, aos seus pensamentos e sentimentos perante as mesmas situações, que conseguem por vezes ser tão díspares. E é através da reconstituição de ambas as linhas cronológicas, através destas memórias e dos sentimentos que têm em relação a vários acontecimentos, bem como em relação uma à outra, que vamos percebendo o que aconteceu para originar a situação actual.

Este é um livro que se lê rápido, com capítulos curtos sempre com revelações importantes que tornam o ritmo de leitura acelerado, forçando o leitor a querer ler mais um capítulo para ver o que acontece a seguir.  À medida que seguimos as histórias de ambas as mulheres, vamos mudando de lealdade: acontece algo e damos facilmente razão à filha, para depois termos o ponto de vista da mãe e dar-lhe razão a ela, e depois voltamos a dar a razão à filha e assim vai. O que nos damos conta rapidamente é o quão tóxica, sufocante e co-dependente a relação de ambas é. Independentemente de uma ou outra terem a razão, a relação entre ambas nunca foi saudável, erros graves foram cometidos por ambas as partes e claramente existem perturbações de foro mental para as coisas terem escalado até este ponto. Será que os fins justificam os meios? Será que a protecção maternal tem de ser a qualquer custo? Será a mentira melhor do que a mais cruel das verdades? 

Gostei bastante deste livro e para quem gosta de um bom thriller, cuja história vai sendo desvendada através de camadas, como se descascássemos uma cebola, este é o livro para vocês. Penso que não podia ter começado este ano da melhor forma e fica a vontade de ler mais livros deste autor.

5/6 - Muito Bom

Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2021 e para o projecto Casas em Livros.

________________

Detalhes

Lido no Kobo
Sinopse:
"They say every house has its secrets, and the house that Maggie and Nina have shared for so long is no different. Except that these secrets are not buried in the past.

Every other night, Maggie and Nina have dinner together. When they are finished, Nina helps Maggie back to her room in the attic, and into the heavy chain that keeps her there. Because Maggie has done things to Nina that can’t ever be forgiven, and now she is paying the price.

But there are many things about the past that Nina doesn’t know, and Maggie is going to keep it that way—even if it kills her.

Because in this house, the truth is more dangerous than lies."

You Might Also Like

0 comentários