Projecto Casas em Livros

janeiro 15, 2021



Disclaimer: Este projecto não é meu, é da autoria da Ana, do podcast Anatomia do Livro. Mas como eu gostei tanto e quero continuar a ler dentro desta temática em 2021, resolvi fazer um post onde explico melhor o que é e onde irei registando as minhas leituras.

Primeiro: se não seguem o podcast da Anatomia do Livro, não sei o que andam a fazer da vida. Este podcast é da autoria da Ana, que tem sempre projectos e leituras interessantes, com opiniões bem fundamentadas, e cujos episódios me vão acompanhando no dia-a-dia. Adoro ouvir a forma como ela fala dos livros, daqueles que ela tanto ama, como daqueles que são uma autêntica seca e dos quais ela não gostou assim tanto. É um podcast muito honesto, sem papas na língua, e recomendo muito que a sigam! Apresentado o podcast, a Ana começou em Agosto de 2020 este projecto Casas em Livros.

E o que é este Casas em Livros? É isso mesmo: ler livros cujas casas são importantes para o enredo da história, em que influenciam o enredo, o comportamento das personagens e até assumem, por vezes, o papel principal da narrativa, quase como se fossem personagens. Aqui, o espaço é o mais importante. Como é que ele contribui para o desenvolvimento da história e das personagens, se é um espaço hostil ou se é um espaço de conforto, quase um porto seguro, que influência tem nas personagens, enfim... As possibilidades são imensas na forma como o espaço pode influenciar a forma como as personagens vivem as suas histórias, mas também como nós leitores sentimos a importância do espaço. E a Ana faz a ressalva de que não têm de ser casas assombradas e também não têm de ser só casas, aqui a ênfase está no espaço, que podem ser hotéis, quartos, bibliotecas, hospitais, conventos, etc.

Algumas sugestões da Ana de livros dentro desta temática são (os que já li têm o link para a respectiva opinião):

Rebecca, A Pousada da Jamaica e A Casa da Praia, de Daphne du Maurier
O Papel de Parede Amarelo, da Charlotte Perkins Gilman
Sempre Vivemos no Castelo e A Maldição de Hill House, de Shirley Jackson
The House of Leaves, de Mark K. Danielewski
A Criança de Fogo, de S. K. Tremayne

Há muitas mais obras que podem ser lidas para esta temática e, como é algo que quero continuar a fazer, de forma descontraída, sem pressa, sem metas, irei aqui contando os livros que irei lendo para este projecto. No Instagram, podem partilhar as vossas leituras através do uso da hashtag #CasasEmLivros.

Fica, então, a minha lista de leituras:

What Lies Between Us, de John Marrs
Home Before Dark, Riley Sager
Companhia Silenciosa, Laura Purcell

You Might Also Like

0 comentários