Uzumaki - Opinião

julho 06, 2021


Podem também ouvir a minha opinião no podcast, AQUI.

Esta foi a minha estreia nos mangas japoneses. Para quem não sabe, os mangas são bandas desenhadas japonesas que se começaram a desenvolver no século XIX. Alguns dos mais conhecidos, hoje em dia, são o Death Note, Naruto, Attack on Titan, Fullmetal Alchemist e aquele que foi o clássico de infância de muitos nós: Dragon Ball. Mas como eu quando vou, vou com tudo, tinha de me estrear neste género com um compêndio de manga de horror, que reúne os três volumes publicados separadamente de Uzumaki. 

Uzumaki fala-nos de uma cidade japonesa, Kurouzu-cho, que é assolada por espirais e que contaminam tudo e todos. Esta história vai-nos sendo contada à medida que acompanhamos as personagens principais: Kirie, uma adolescente que anda no liceu, e Suichi, o seu namorado, que vão navegando ao longo deste estranho fenómeno e que vão tentando perceber o que é esta espécie de maldição. Vamos testemunhando, ainda, o impacto que estas espirais têm na cidade e na população que nela habita e que acaba contaminada, levando algumas pessoas à paranóia, obsessão e loucura. Cedo percebemos que estas espirais acabam por ter impacto nas pessoas a nível psicológico, mas também físico, podendo alterar o seu aspecto, em cenas que são verdadeiramente horripilantes e nojentas. O livro é constituído por capítulos e cada capítulo nos revela um aspecto novo e diferente desta maldição das espirais, que vai piorando e assumindo proporções cada vez maiores com o tempo.

Não tinha grandes expectativas para este livro, até porque não sabia muito sobre ele, nunca tinha lido um manga na vida, e comecei a ler este livro por impulso. E a verdade é que me surpreendeu pelo facto de eu ter gostado tanto desta história que se conta através de palavras e de imagens. A arte gráfica é fantástica, apelando ao sentimento de repulsa do leitor para passar o horror daquilo que se passa na cidade de Kurouzu-cho. A história é misteriosa, de contornos macabros e muito bem concebida, recorrendo a eventos sobrenaturais e inexplicáveis. As personagens servem como veículo para contar esta história sobre espirais, numa narrativa que se vai adensando e tornando mais claustrofóbica, angustiante e perturbadora. A nós, leitores, não nos resta nada a fazer a não ser absorver o que está a acontecer sem poder fazer nada.

Gostei muito deste livro e numa altura de ressaca literária, em que tudo me custava a ler, este livro ajudou a desbloquear a minha mente e a continuar a ler mesmo neste período mais complicado. Gostei da história, da atmosfera, da arte gráfica e do facto de me ter suscitado reacções tão viscerais. Super aconselhado se gostam de histórias horripilantes, misteriosas, com uma componente visual a acrescentar.


5/6 - Muito Bom

__________________

Detalhes

Lido em e-book
Sinopse:
"Spirals... this town is contaminated with spirals...

Kurouzu-cho, a small fogbound town on the coast of Japan, is cursed. According to Shuichi Saito, the withdrawn boyfriend of teenager Kirie Goshima, their town is haunted not by a person or being but by a pattern: uzumaki, the spiral — the hypnotic secret shape of the world. Fall into a whirlpool of terror!"

You Might Also Like

0 comentários