O Acontecimento - Opinião

janeiro 19, 2023



Minha gente, bom ano! Sei que já vamos quase no fim de Janeiro, mas ainda vale, porque não tinha aparecido ainda por aqui.

Primeira opinião do ano pode ser ouvida no podcast, AQUI.

E como primeira leitura de 2023 temos este O Acontecimento, de Annie Ernaux, a mais recente laureada com o Prémio Nobel da Literatura.

Este é um livro curto, com 88 páginas, rápido de ler, mas duríssimo e carregado de significados. Fala-nos sobre trauma, sobre o poder da escrita, que não só é transformadora e redentora, como também tem o potencial de denunciar e mostrar ao mundo as partes menos bonitas. Reflete sobre e critica a sociedade machista e patriarcal em que (ainda) vivemos, que se acha no direito de tomar decisões sobre o corpo da mulher e lhe nega esta autonomia. Fala-nos sobre maternidade, sobre a condição feminina, sobre o aborto (o tal 'acontecimento' que dá título ao livro), e de como ainda lhe está associada tanta culpa e vergonha.

Um livro riquíssimo que vai marcar, certamente, toda a gente que o ler - homens, mulheres, mães, não mães, e toda a gente nos intervalos. 

Por mais livros assim!


4/5 - Gostei Muito


Comprar | Bertrand (link de afiliada)

You Might Also Like

0 comentários