Atos Humanos - Opinião

fevereiro 16, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este é um livro bastante duro de ler. Lida com um momento recente da história da Coreia do Sul, quando em Maio de 1980 estudantes se revoltaram contra a falta da liberdade de expressão e o fecho de universidades, em pleno regime ditatorial. Perante este cenário, a população foi alvo de uma forte repressão por parte das forças do regime, tendo sido perseguida, presa, torturada e, muitas dessas pessoas, mortas. Ainda hoje, o número certo de pessoas que morreram e desapareceram ainda estão por contabilizar. Este acontecimento também abriu caminho a movimentos posteriores que levaram à democracia na Coreia do Sul.

Atos Humanos segue a vida de várias personagens ao longo de vários anos, tendo como início a data de 1980 até aos dias de hoje. À partida as histórias destas pessoas não se interligam, mas acabamos por perceber que todas se cruzaram, de alguma forma, com outra personagem: o jovem Dong-Ho, um dos estudantes na revolta. Ao longo do tempo vamos vendo como estas pessoas lidam com o trauma, seja porque sobreviveram, porque perderam alguém, ou porque foram vítimas de prisão e tortura. Estas são histórias sobre perda, trauma, repressão, violência, e um luto que parece nunca desaparecer.

O título, Atos Humanos, relembra-nos que, na vida real, estes atos vis e cruéis não são perpetrados por criaturas monstruosas da nossa imaginação, mas sim por seres humanos. E é esta crueldade e violência que acaba por unir todas as histórias aqui contadas, numa narrativa cheia de dor. 

5/5 - Adorei


Comprar | Bertrand (link de afiliado)



You Might Also Like

0 comentários