The Wife Between Us - Opinião

março 30, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI
(disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Castbox e outras plataformas)

Este é um thriller psicológico sobre duas mulheres que estão ligadas ao mesmo homem: Richard. Temos, então, Vanessa, a sua ex-mulher que não tem bem resolvida a sua relação com Richard, que se refugia no álcool e tem uma vida precária, e que persegue obsessivamente a nova noiva de Richard: Nellie. Por sua vez, Nellie é praticamente uma fotocópia da mulher que Vanessa foi em tempos: professora do ensino pré-escolar, divertida, simpática, que vive sempre apertada de dinheiro e sociável.

E depois temos Richard que nos é descrito através da perspectiva destas duas mulheres e que, claramente, difere entre uma e outra. Por um lado, é descrito como um homem bem sucedido, rico, charmoso, carinhoso, preocupado, romântico, que só quer dar a melhor vida possível à sua amada. Por outro lado, temos um Richard controlador, ciumento, rígido, que também parece possuir alguns segredos. Afinal, em que é que ficamos?

Este é um livro que vive de segredos, parece que todas as personagens têm algum, o que faz com que nós nos questionemos se podemos confiar em alguma delas. Também vamos fazendo algumas assunções sobre as personagens e as suas vidas, dependendo daquilo que nos é contado, e rapidamente percebemos que muitas vezes as coisas não são como parecem. Nesse sentido, vamos pintando uma imagem sobre todas estas pessoas que não estão, necessariamente, certas. 

Penso que este livro joga muito com aquilo que nós pensamos que sabemos sobre os outros e o quanto essa imagem pode ser falsa ou incompleta, porque a nossa percepção é limitada e vemos o que os outros nos apresentam, que pode não corresponder à verdade. Também nos faz reflectir sobre o quanto o amor romântico pode toldar a nossa visão sobre a pessoa que amamos e sobre o que se passa à nossa volta. O quão óbvio é para quem está de fora, mas como perdemos esse foco quando estamos na relação em si.

Gostei bastante porque senti que estava perante um puzzle que tinha de montar, e que as peças me iam sendo dadas aos poucos. Não é nada muito original, não é o melhor nem um dos melhores thrillers que já li, mas cumpriu a sua função, que foi entreter-me e ajudar-me a manter o meu ritmo de leitura. E é muito isso que levo em consideração na minha experiência de leitura: como me senti, o quão ligada e interessada fiquei durante a leitura. Senti que, depois de Babel, fiquei numa ressaca literária, e normalmente os thrillers ajudam-me a sair desse espaço - e foi o caso deste também.

Está publicado por cá, pela editora Suma de Letras, com o título A Mulher Entre Nós.


4/5 - Gostei bastante


Comprar | Bertrand (link de afiliado)

You Might Also Like

0 comentários