A Sombra do Vento - Opinião
outubro 21, 2023Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.
Esta foi uma releitura e podem ler a minha opinião da primeira vez que li este livro, AQUI.
Este livro conta-nos a história de Daniel Sempere, um rapaz que vive na Barcelona do pós-guerra e que, após ser levado pelo pai a esse local misterioso que é o Cemitério dos Livros Esquecidos, ganha um interesse e uma obsessão sobre um livro que lê e o seu autor: Julián Carax. A partir daqui, o livro segue Daniel na sua procura de informações sobre a vida de Julián Carax, um autor enigmático e sobre quem se sabe muito pouco, à medida que vai-se cruzando com outras pessoas que acrescentam à sua vida.
Este livro é sobre o amor aos livros e às histórias, histórias essas que são as que lemos nos livros, mas também as que são partilhadas connosco pelas pessoas que estão nas nossas vidas. É sobre o poder transformador das histórias e como elas têm poder de nos moldar enquanto pessoas. O livro também é sobre vivências do pós-guerra e sobre a memória destas personagens sobre como a guerra as tocou. E é, acima de tudo, sobre Daniel: o seu crescimento, a busca pela sua própria identidade, as descobertas enquanto jovem adulto e sobre o que aquele livro e Julián Carax representam para ele.
Gostei muito deste livro pela viagem que fazemos àquela Barcelona e às suas ruas cheias de história e de mistério. Voltei a adorar a história de Daniel e do Cemitério dos Livros Esquecidos, que nos fica sempre na memória, de testemunhar mais uma vez o seu crescimento num homem adulto e a sua viagem de auto-conhecimento.
Um livro que continuarei a recomendar pela sua aura de mistério, intriga e personagens enigmáticas, e porque fala do amor aos livros e às histórias.
4/5 - Gostei Muito
Comprar | Bertrand (link afiliada)
0 comentários