Pages

  • Home
  • Sobre Mim
Podcast Instagram Youtube

Papéis e Letras

Divagações sobre livros e a minha vida de leitora

    • Home
    • Sobre Mim
    • Opiniões
    • Leituras 2023
    • Índice de Autores
    • Vida de Leitora
    • Leituras Passadas

    Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

    Gente... Este livro! Que obra maravilhosa, complexa, colossal e interessante!

    Moby Dick é considerado o Grande Romance Americano (Great American Novel) e depois de lê-lo percebo porquê. Este é um livro cheio de camadas de significado, de referências religiosas, políticas, filosóficas, literárias, ao retratar a vida da tripulação de um navio baleeiro que parte de Nantucket para caçar Moby Dick, um cachalote. 

    Amei este livro pelo estilo narrativo, pela construção das personagens (em especial do capitão Ahab), pela viagem a bordo do navio Pequod, pelas descrições muito em linha com a estética gótica, pelas referências bíblicas, literárias, filosóficas, que ajudam a perceber o significado e importância de algumas situações e personagens, enfim... As únicas coisas menos boas foram as partes dedicadas à cetologia, à fisiologia da baleia, aos vários tipos de baleia, à extração do óleo de baleia, às partes técnicas sobre os instrumentos usados na caça à baleia... Nota-se que o nosso narrador, que é Ismael, é um curioso sobre este animal e necessita de mostrar que sabe sobre baleias, mas para nós pode ser um pouco penoso ler estas partes porque cortam um pouco o ritmo narrativo. Mas o resto é tão bom, que compensa estas partes mais morosas.

    Se forem ler o livro em inglês, como eu fiz, recomendo vivamente que o façam juntamente com o audiobook. A narração é maravilhosa e confere emoções e entoações ao texto que me teriam passado ao lado, se não fosse isso. Além de que ajuda bastante a passar as partes mais aborrecidas do livro.

    Não vos vou falar grande coisa sobre o livro, porque no podcast é que falo de tudo em maior pormenor, e o post ia ficar gigantesco. Mas posso assegurar-vos: é um dos favoritos do ano e vai ficar-me para sempre na memória. É um livro denso, mas tão bem escrito, com um final tão grandioso, com um ambiente tão bem construído e com personagens tão sólidas, além das várias camadas de sentido, que até eu fiquei surpreendida. Não estava à espera de gostar tanto deste livro como gostei. Só não lhe dou nota máxima por causa das partes que achei mais aborrecidas. Caso contrário, dava-lhe facilmente a pontuação máxima.

    Nota ainda: este livro está publicado por cá, com duas traduções: uma da Guerra e Paz e outra da Relógio D'Água. Leiam!


    4/5 - Gostei Muito


    Comprar | Bertrand (link de afiliado)



    (Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)
    Continue Reading
    Older
    Stories

    Sigam-me!

    • Instagram
    • Podcast
    • Youtube
    • Goodreads
    • Pinterest

    Podcast e Youtube!

    • Youtube
    • Podcast

    Desafio Goodreads

    2023 Reading Challenge

    2023 Reading Challenge
    Diana Marques has read 3 books toward her goal of 40 books.
    hide
    3 of 40 (7%)
    view books

    A Ler

    A Sombra do Vento
    A Sombra do Vento
    by Carlos Ruiz Zafón
    Ring Shout
    Ring Shout
    by P. Djèlí Clark

    goodreads.com

    PROJECTOS DE LEITURA

    • Desafio Ler a Rússia
    • Casas em Livros

    Arquivo

    Subscrever

    Mensagens
    Atom
    Mensagens
    Comentários
    Atom
    Comentários
    Em www.bertrand.pt

    Popular Posts

    • Afinal, o que é a literatura gótica?
    • What Moves the Dead - Opinião
    • As Velas Ardem Até ao Fim - Opinião
    Facebook Instagram Pinterest Twitter

    Created with by BeautyTemplates

    Back to top