A Papisa Joana - Opinião

outubro 14, 2009


Terminada mais uma leitura deixo aqui expressa a minha opinião, desta feita sobre A Papisa Joana de Donna Woolfolk Cross.

O primeiro pensamento que me veio à cabeça quando vi este livro foi: "Houve uma Papisa?!". Esse foi logo o principal motivo para que eu comprasse o livro. Folheadas todas as suas páginas ,a resposta à pergunta continua, mais ou menos, a ser uma incógnita. No final do livro, nas notas da autora, ela relata a sua investigação sobre a Papisa Joana em que encontrou provas de que ela existiu mas também provas que refutam a sua existência. Porém, até perto do século XVII, a sua existência era reconhecida abertamente pela igreja. Polémicas à parte, vamos à história.

A história deste livro é, desde mais, ficção. Claro que relata o modus vivendi da Idade Média, mais precisamente do século IX, com exactidão; a vida monástica praticada nessa altura; os conflitos políticos entre o Império Romano já depois da sua queda e divisão em Ocidente (com a sua capital em Roma) e Oriente (com sua capital em Constantinopla), tudo isto realmente existiu e foi verdade. Porém, como pouco ou nada se sabe da vida real de Joana, a sua história é ficcional.

Começamos a história, então, com o seu nascimento, no seio de uma família já dividida: o seu pai era um cónego da Igreja Católica e a sua mãe uma pagã saxónia convertida ao Cristianismo. Mas mal convertida, digamos assim...
Ao longo da sua infância Joana torna-se ávida de saber: as histórias dos deuses pagãos que a mãe lhe vai contando em segredo; as escrituras dos evangelhos que o irmão mais velho também lhe ensina em segredo e, mais tarde, quando o seu instrutor Asclépios lhe permite aperfeiçoar o seu conhecimento na leitura e escrita dos textos sagrados. Porém, o seu pai era contra tudo isto como, aliás, toda a sociedade na altura era: uma mulher era para estar confinada à casa, a tratar do marido e dos filhos e não para ser instruída seja de que maneira fosse.
Temos então o mote lançado: Joana, acusada de todos os males que acontecem em casa porque aprende às escondidas do pai, não vê outra solução a não ser fugir. A partir daí, a vida de Joana sofre voltas e reviravoltas, umas calculadas pela própria, outras fruto de coincidências e, quiçá, de intervenção divina. É então que Joana decide, para concretizar o seu sonho de saber, disfarçar-se de homem. Joana passa, então, a João Anglicus, para se poder integrar numa sociedade patriarcal e machista que era a sociedade medieval e o sistema religioso. De um simples aprendiz se torna padre no Mosteiro de Fulda e daí a Roma é quase um passo.
O livro mantém um certo suspense quanto ao que acontecerá a seguir na vida já tão atribulada de Joana e, claro, contém também o elemento do romance. Um amor impossível mas que a acompanha durante toda a vida, tendo um desfecho ao mesmo tempo trágico e poético.

Eu adorei este livro. A leitura é bastante fluida, simples, mas requer algum conhecimento do pensamento medieval, principalmente dos rituais e algumas doutrinas religiosas, contudo não é preciso ser nenhum especialista na matéria. Gostei especialmente porque não conhecia de todo a figura de Joana e achei-a uma mulher corajosa, audaciosa, sonhadora, determinada e, principalmente, muito à frente do seu tempo. Se calhar até muito à frente do nosso tempo. Basta saber que nem sequer existem padres mulheres, quanto mais papisas... Para mim esta história fala de batalharmos por aquilo que queremos e não deixar que ninguém nos pise e nos mine esses sonhos e vontades, porque se quisermos mesmo uma coisa e trabalharmos para tal, acabamos por conseguir.
Posso mesmo dizer que, devido ao brilhantismo desta mulher, Joana já se tornou numa das minhas figuras históricas preferidas de sempre!

You Might Also Like

0 comentários