22 de janeiro de 2010

Novidades da Quetzal

Aqui estão os livros lançados hoje pela editora Livros Quetzal.

Título: Aparição
Autor: Virgílio Ferreira
ISBN: 9789725648186
Páginas: 280
Excerto:
"Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. Olho essa jarra, essas flores, e escuto o indício de um rumor de vida, o sinal obscuro de uma memória de origens. No chão da velha casa a água da lua fascina-me. Tento, há quantos anos, vencer a dureza dos dias, das ideias solidificadas, a espessura dos hábitos, que me constrange e tranquiliza..."

Título: Cadáver Precisa-se
Autor: Milton Fornaro
ISBN: 9789725648377
Páginas: 208
Sinopse:
"Munido de um enorme humor satírico e dos melhores recursos herdados do romance negro, Milton Fornaro criou uma personagem muito aprazível capaz de deixar em maus lençóis qualquer investigador privado havido e por haver.

Para mal ganhar a vida como detective, Mendoza tem de recorrer ao roubo, à chantagem e à usurpação, estando, no entanto, consciente de que, por mais artimanhas que magique, dificilmente conseguirá vencer a sua má sorte. Porém, às vezes a roda da fortuna detém-se em meandros inesperados e brinda-nos com satisfações e prazeres, mesmo aos mais azarado."

Título: Mudar
Autor: Pedro Passos Coelho
ISBN: 9789725648469
Sinopse:
"2010 será um ano de turbulência política com um governo de maioria relativa no Parlamento, com as eleições presidenciais previstas para o ano seguinte e com a abertura da luta pela presidência do maior partido da oposição. Pedro Passos Coelho é, até agora, o único candidato à liderança do seu partido — uma candidatura de risco e de desafio, em nome da renovação geracional que o partido ainda não fez.

Criticado pelos seus adversários internos, que o acusam de não ter propostas ideológicas nem um currículo político, Pedro Passos Coelho traça neste livro as linhas essenciais da sua autobiografia política e dá conta do seu projecto para o país. Acreditamos que, pela projecção mediática de Pedro Passos Coelho, pela polémica em que está envolta a sua candidatura e pela diferença das suas propostas políticas — independentemente de estarmos ou não de acordo com elas — será um livro aguardado e muito discutido durante a primeira metade de 2010 e constituirá o centro de muitos comentários políticos e noticiários sobre a matéria."

Título: Os Gémeos de Black Hill
Autor: Bruce Chatwin
ISBN: 9789725648414
Páginas: 328
Sinopse:
"Este romance (adaptado ao cinema em 1987) narra a história de dói irmãos, Lewis e Benjamin Jones, que vivem isolados numa quinta chamada «a Visão», nas terras altas do País de Gales.
Liga-os um laço especialmente forte. Apesar da compleição idêntica, Lewis torna-se o mais forte, o gémeo-dominante, com uma personalidade mais masculina. Enquanto Benjamin é mais feminino, intuitivo e mais ligado à mãe, enquanto esta é viva. E possivelmente ama o irmão gémeo com um amor mais do que fraterno.
Os Gémeos de Blackhill é também um romance sobre o amor não correspondido, a confusão sexual, e a repressão social, cultural e religiosa."

Título: Leão o africano
Autor: Amin Maalouf
ISBN: 9789725648407
Páginas: 416
Sinopse:
"A autobiografia imaginada de uma apaixonante figura histórica: o geógrafo Hasan as-Wazzan, que ficou conhecido como Jean-Léon de Médicis, ou Leão, o Africano. Em 1518, no regrasso de uma peregrinação a Meca, o embaixador magrebino é capturado por piratas sicilianos que o oferecem de presente a Leão X, o grande papa da Renascença. A sua vida, feita de aventuras, paixões e perigos, é marcada pelos grandes acontecimentos do seu tempo: durante a Reconquista, encontrava-se em Granada, de onde teve de fugir à Inquisição, acompanhado pela família; esava no Egipto aquando da sua tomada pelo Otomanos; na África negra, durante o apogeu de Askia Mohamed Touré; e em Roma no período áureo do Renascimento e no momento do saque da cidade pelo soldados de Carlos V. Figura do Oriente e do Ocidente, homem de África e da Europa, Leão, o Africano viveu em pleno o fascinante século XVI."

Título: Aula de Poesia
Autor: Eduardo Pitta
ISBN: 9789725648445
Páginas: 224
Sinopse:
"Crónicas sobre, entre outros:

Eugénio de Andrade * Adília Lopes * Amilo Pessanha * Judith Teixeira * Jorge de Sena * Manuel Gusmão * Joaquim Manuel de Magalhães * Carlos Drummond de Andrade * Manuel de Freitas * Carlos de Oliveira * Gonçalo M. Tavares * Rui Knopfli * Fernando assis Pacheco * Mário Cesariny * Sophia de Mello Breyner * Herberto Helder * VGM * António Botto * Cesário Verde"

Título: A Senhora Sócrates
Autor: Gerald Messadie
ISBN: 9789725648391
Páginas: 364
Sinopse:
"Sócrates, o mais célebre dos filósofos não temia a morte, mas temia a sua mulher, a determinada Xantipa. E não há dúvida que tinha razões para isso: quando encontraram um homem assassinado na rua onde moravam, Xantipa decidiu descobrir o responsável, comprometendo a ilustre sociedade ateniense.

Estará Alcibíades, o extravagante aventureiro e favorito de Sócrates, implicado no crime? Por que terá Péricles trocado a sua mulher por Aspásia, a alcoviteira mais famosa da Antiguidade? E quem são os convivas das festas de Aspásia, em que o vício e o génio se sentam lado a lado? Sófocles, Fídias, Aristóteles e Anaxágoras.

No momento em que Xantipa descobrir o autor moral do crime, a mão da História abater-se-á sobre ele, fechando um dos mais célebres capítulos da antiguidade."

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: