Ler dois livros em simultâneo - Benefícios e Dicas

abril 14, 2020



São várias as pessoas que me perguntam "como é que consegues ler mais do que um livro ao mesmo tempo?". Este foi um hábito que adquiri ao longo do mestrado e, posteriormente, do doutoramento, porque sempre que conseguia fazer leituras de lazer elas ocorriam sempre em simultâneo com livros académicos e teóricos. E como não há um formato certo de se ler (e-books, audiobooks, livros em papel, aqui somo todos inclusivos!), também não há uma forma certa de se ler. Cada um sabe de si e o que lhe servir melhor, é o que tem de ser. E ler mais do que um livro ao mesmo tempo pode ser intimidante e estranho, mas acreditem: é possível e não é assim tão complicado. E como eu não tenho nenhum super-poder que me permita conseguir ler dois livros em simultâneo, venho partilhar convosco os benefícios que me traz este tipo de leitura e algumas dicas para o conseguirem fazer.

Benefícios


1. Equilibrar leituras leves com mais pesadas - Se estiverem a ler um livro com uma temática muito pesada, ou com enredos bastante complexos, podem apostar num outro livro mais leve e fácil de ler que equilibre o vosso estado mental. É o que estou a fazer no momento: A guerra não tem rosto de mulher é um livro com uma temática pesada e, para contrabalançar, comecei a ler o Little fires everywhere para aliviar o peso emocional do outro livro.

2. Ligações inesperadas entre livros - Não, não vão encontrar as respostas de um livro no outro, mas dependendo daquilo que estão a ler, um livro pode ajudar-vos a compreender o outro, ou a ter uma percepção mais profunda da narrativa. Por exemplo, se estiverem a ler uma biografia e um romance histórico sobre um determinado evento, a biografia pode ajudar-vos a enquadrar melhor o romance. No meu caso, alguns livros teóricos sobre literatura acabaram por me ajudar a perceber algumas técnicas e elementos narrativos dos livros.

3. Reduz a pilha de livros mais depressa - Se se organizarem bem e não tiverem mais olhos que barriga (não se ponham a ler 10 livros ao mesmo tempo!), de facto a pilha pode diminuir mais depressa. Assim, enriquecem-se pelas leituras simultâneas ao mesmo tempo que vão diminuindo a vossa pilha de livros.

4. Exercita a vossa mente - Falo da memória, da capacidade de concentração, de foco, de compartimentar narrativas. É uma ginástica cerebral e mental, mas isso faz bem. Vou ser sincera: é a única ginástica que faço!

5. Alternam as leituras conforme o estado de espírito - Podem começar um segundo livro se, a meio do primeiro, vos apetecer algo dentro de outro género. Assim, não deixam o primeiro livro de lado e para trás, e vão lendo algo diferente que vos está a apetecer no momento também. Win-win!

E agora que vos falei de alguns dos benefícios de combinar leituras, vou passar às dicas para quem queira fazer o mesmo.

Dicas


1. Leiam em formatos diferentes - Combinar formas diferentes de leitura é uma maneira de ajudar a compartimentar as histórias que lêem. Leiam um livro em papel e outro em formato audio, por exemplo. Como o consumo das narrativa é diferente, será mais fácil para não misturarem enredos porque associam cada história a cada formato. 

2. Géneros Diferentes - Esta, para mim, é das dicas mais importantes e é a que aplico quando leio livros em simultâneo. Leiam livros de géneros diferentes, para conseguirem separar melhor as histórias: um romance e ficção científica; fantasia e um thriller; ficção histórica e contos. Os contos também são uma excelente forma de irem equilibrando as coisas, porque podem pegar num calhamaço de contos que vão lendo ao mesmo tempo que um romance.

3. Alturas diferentes do dia - Podem ter um livro que lêem durante o dia e outro à noite, e isso também vos ajudará a entrar no espírito de cada leitura porque associam a altura do dia ao livro que vão ler. Assim, podem ler um thriller em e-book durante a viagem de comboio de e para o trabalho, enquanto à noite têm na mesa de cabeceira um calhamaço clássico da literatura. 

4. Leiam com amigos - Sejam leituras conjuntas com amigos, livros de proposta do vosso clube literário, ou outros, esta é sempre uma boa forma de introduzirem novos livros que podem estar a ler ao mesmo tempo que lêem um livro de forma individual. Isso também ajuda a compartimentar as leituras e o facto de terem outras pessoas com quem podem discutir um dos livros que estão a ler é um bónus que torna a vossa experiência mais rica.

E vocês, também lêem livros em simultâneo? Têm dicas para acrescentar a estas?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Raras são as vezes em que gosto de misturar leituras. Por acaso neste momento estou a ler dois livros simplesmente porque um só pode ser lido em doses homeopáticas (o As benevolentes). A excepção que faço é aos audiobooks. Como geralmente só os oiço no carro, não me incomoda "lê-los" simultaneamente com outros livros.

    ResponderEliminar
  2. Com o doutoramento acabei por me habituar a fazê-lo. Agora ainda o faço, de vez em quando, especialmente se for com livros de não-ficção e em meios diferentes de leitura. Há muito tempo que não aposto nos audiobooks, a ver se volto a eles :)

    ResponderEliminar