Tipos de Livro Para Ler Na Quarentena

abril 08, 2020


A maioria de nós está confinado em casa, certo? Seja a trabalhar por casa ou não, acabamos por estar com mais tempo e mais disponíveis para leituras. E se vivem sozinhos, como é o meu caso, os livros acabam por ser uma companhia e ajudam-me a viajar para fora de casa, para outros universos, culturas e histórias que não a minha, sempre sem sair do conforto do lar. E para além de querer atacar alguns dos calhamaços que aqui tenho e que há tanto tempo estão à espera que lhes pegue, acho que há determinados géneros que nos atraem particularmente numa altura destas em que parece que estamos a viver dentro de uma narrativa de ficção científica. Por isso, trago-vos algumas sugestões, não de livros específicos, mas de tipos de livro que vos podem encher as medidas neste período de isolamento social.

Clássicos

Admitam: não sou a única a pensar imediatamente nos clássicos, pois não? Esta é uma boa altura para tirarem o pó a alguns dos clássicos que andam há tanto tempo para ler, mas que nunca têm tempo ou disposição. Algumas sugestões? Jane Austen, qualquer romance gótico, As Mulherzinhas (assim até podem ler o livro e ver o filme depois), Eça de Queiroz... No fundo, o que tiverem pelas vossas estantes.

Calhamaços

Há uns dias fiz um post sobre os calhamaços que tenho cá por casa por ler e que quero atacar durante este período. Afinal, agora não temos de andar com os livros a pesar-nos nas malas e temos, provavelmente, maior disposição para eles. Para mim, um calhamaço significa uma narrativa longa, complexa, se for de fantasia significa uma construção do mundo complexa, no qual me posso perder e deixar-me levar. Estou ansiosa por começar a ler um calhamaço e saber que aquele livro me vai entreter por horas e dias a fio. Na minha lista estão obras como Americanah, Oathbringer, Os Irmãos Karamazov e Os Três Mosqueteiros.

Distopias

Parece quase contra-producente, mas há algo nas distopias e na ficção científica pós-apocalíptica que atrai alguns de nós nestas alturas. Livros sobre pandemias, sobre experiências científicas que correram mal, sobre mudanças drásticas no mundo tal como o conhecemos, acabam por ser algumas das leituras mais consumidas nestes momentos. A mim, até me deu vontade de voltar a jogar Residente Evil...

Fantasia

As obras de fantasia são conhecidas pelos mundos complexos e diferentes que criam, com características tão diferentes do nosso mundo. Onde nos podemos perder, que exploramos através dos olhos das várias personagens e acho que este é o momento certo para começar ou continuar uma qualquer saga de fantasia que queiram ler. Eu vou, sem sombra de dúvida, ler o Oathbringer do Brandon Sanderson que ando há tanto tempo para ler e que agora, felizmente, tenho tempo e disponibilidade de sobra. Por isso, atirem-se a essas trilogias e sagas!

Sejam estes ou outros tipos de livros, leiam. Estas são as minhas sugestões porque é aquilo que é confortável para mim e de que gosto. Mas tudo vale, claro! Contos, não-ficção, policiais, thrillers, romances históricos... O que interessa é ler. Por isso, usem os mundos e as histórias que os livros vos proporcionam para se abstraírem um pouco do que nos rodeia, para relaxarem e se encontrarem com vocês próprios. 

You Might Also Like

0 comentários