Meme de Hábitos de Leitura

maio 13, 2010

À semelhança do blog Estante de Livros, e já que não actualizo o blog há algum tempo (shame on me...) vou dar-vos a conhecer alguns dos meus hábitos de leitura, para não deixar este blog ganhar teias de aranha. Então aqui vai!

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
Não tenho o hábito de comer enquanto leio porque não gosto de sujar o livro com migalhas ou arriscar que ele fique com alguma nódoa (porque eu sou um desastre a comer..). Por isso prefiro não comer quando leio.

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Também não costumo beber enquanto leio. Mas, de vez em quando, bebo um chá, sumo ou leite com chocolate.

Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever nos livros horroriza-te?
Normalmente, se estou a ler um livro para um trabalho da faculdade, ou porque vou estudá-lo em alguma cadeira, faço anotações nos livros porque me oriento melhor quando for estudar para os testes. Quando são livros de lazer não tenho o hábito de escrever neles, a não ser que seja para sublinhar passagens de que gosto mais.

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?
Se os livros vierem com marcador, marco-os com esse marcador. Se não, tenho um marcador meu, que veio com o Moleskine Passions que comprei há pouco tempo, e marco o local onde fiquei. Não gosto de dobrar as páginas dos livros... Quando não tinha marcador, punha post-its!

Ficção, não-ficção, ou ambos?
Gosto mais de ler ficção porque desta maneira tenho um escape à vida de todos os dias. Mas também gosto de ler não-ficção, normalmente biografias de pessoas que admiro, mais propriamente sobre músicos.

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qualquer lado?
Por acaso não tenho essa mania de ir até ao fim do capítulo, até porque muitas vezes leio à noite e se o sono chega antes do final do capítulo, ponho o marcador, pouso o livro e apago a luz. Mas quando não é o caso, tento ler até ao final do capítulo ou das divisões dentro dos próprios capítulos.

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Que violência! Nunca me ocorreu tratar tão vilmente um livro por pior que ele seja! lol Se estou a ler e o autor, ou a história, me estão a irritar, simplesmente pouso o livro, vou fazer outra coisa qualquer e, quando estiver com espírito outra vez, volto ao livro.

Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado?
Não, até porque pelo sentido da frase muitas vezes consegue-se perceber o que aquela palavra significa. Contudo, se for um romance histórico que tenha palavras que têm a ver com outras culturas, aí às vezes tenho necessidade de procurar o seu significado e o que elas representam.

O que é que estás a ler actualmente?
Estou já há imenso tempo a ler O Físico, de Noah Gordon. Agora comecei a ler Cogito Ergo Sum - Quarenta Histórias da Vida Para Além da Morte, de David Eagleman. Para a faculdade, estou a ler Mitos e Lendas Celtas do País de Gales, da Professora Angélica Varandas. Para quem o tempo é escasso, isto é muito livro para ler ao mesmo tempo...

Qual foi o último livro que compraste?
Comprei o Macbeth, de William Shakespeare e acabei de encomendar o livro Celtic Myth and Arthurian Romance, de Roger Sherman Loomis.

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais do que um ao mesmo tempo?
Para esta resposta, ver duas respostas acima...

Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?
Gosto mais de ler à noite, porque durante o dia tudo me distrai e eu disperso-me facilmente. Quanto ao lugar, gosto de ler na minha cama ou no sofá da sala.

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
Gosto mais de livros independentes, porque se forem séries, nunca sei se tenho dinheiro para comprar os livros posteriores! Além disso, há sempre outros livros que se metem pelo meio que também quero ler e acabo por lê-los em períodos de tempo muito afastados...

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomendar?
A Trilogia das Jóias Negras, de Anne Bishop e Jane Eyre, de Charlotte Bronte.

Como é que organizas os teus livros?
Confesso que já tentei... Mas deixei de ter espaço em estantes, por isso eles vão-se amontoando a um canto da minha secretária: uma pilha para os que tenho para ler, e a outra para os que já li!

You Might Also Like

0 comentários