3 de junho de 2011

"O Sabor dos Caroços de Maçã", romance de Katharina Hagena, publicado pela Porto Editora

Depois de ter publicado vários livros infantis e um ensaio sobre a obra de James Joyce, Katharina Hagena aventurou-se finalmente pelos caminhos do romance. O Sabor dos Caroços de Maçã, que a Porto Editora publica a 9 de Junho, foi extremamente bem recebido na Alemanha e em França.
Vinte e uma semanas de permanência nos tops franceses, mais de setecentos mil exemplares vendidos na Alemanha e direitos internacionais vendidos para vinte e um países. Assim se resume o sucesso do envolvente romance de estreia desta escritora natural de Karlsruhe. A linguagem é invulgarmente poética sem nunca cair no kitsch. Em termos de enredo, Hagena mistura os destinos de três gerações, os acontecimentos marcantes com a força metafórica do lugar – a casa e o jardim –, num romance sobre a relação entre memória e esquecimento.
O livro vai, naturalmente, estar em destaque na Feira do Livro do Porto, que decorre até ao próximo dia 12.

Título: O Sabor dos Caroços de Maçã
Autor: Katharina Hagena
Páginas: 224
Sinopse:
"Um romance mágico que apela aos cinco sentidos. Três gerações de mulheres numa história repleta de segredos, de relações perigosas e amizades inesperadas, de nostalgia e esperança.
Bootshaven, Norte da Alemanha. O cheiro a maçãs é intenso e envolve a antiga casa e o jardim. Um perfume que leva Iris, bibliotecária em Friburgo, de regresso aos tempos de criança. Muitos anos passaram, mas tudo parece como dantes: a casa na orla do bosque, as groselheiras brancas, os tapetes de miosótis abafados pelas ervas daninhas. Um jardim mágico, dominado pela velha macieira, debaixo da qual as mulheres da família Lünschen conheceram o amor, a amizade... e a morte.
Iris recorda o terrível e misterioso acidente que vitimou Rosmarie, a sua prima querida, com apenas 15 anos. O que estava ela a fazer no telhado do jardim de inverno? E o que lhe teria tentado dizer?"

Podem ainda ler as primeiras páginas aqui: http://recursos.portoeditora.pt/recurso?&id=2735523

Sem comentários: