Das Leituras

novembro 13, 2014


(Matilda, de Roald Dhal, ilustração de Quentin Blake)

... Ou falta delas.

Como já tinha referido, há uns tempos, por aqui, as minhas leituras iam ficar um pouco para trás. As de lazer, claro. De facto, desde que comecei o doutoramento que as minhas leituras de ficção e lazer têm ficado para trás, em prol de leituras para as aulas e para a tese. E o tempo que tenho livre tenho-o passado em completa procrastinação: horas perdidas na internet, a ver vídeos, a ver outros blogs, a ouvir música, a ver séries repetidas na televisão ou a ver novas temporadas de outras que, entretanto, começaram.

Mas, como blogger, de vez em quando tenho aquele sentimento de culpa de que deveria estar a ler para depois vir-vos falar de um livro. Para que vocês tenham curiosidade em ver a minha opinião de um livro qualquer que esteja a ler. Mas, ultimamente, acho que não tenho acertado com as leituras. Eu explico.

Há uns tempos tive uma conversa em que eu dizia que a leitura, mesmo em tempos de tese, mesmo com tanta coisa que tenho que ler, acaba por ser um escape. Porque eu gosto de ler e as leituras da faculdade não são ficção. Por isso, a leitura de ficção acaba por me distrair e relaxar um bocado, e faz-me sair do meu mundo por momentos. Nem que sejam 20 minutos por dia. O primeiro mês foi um pouco confuso e atribulado porque tive que me ajustar a novas rotinas, fazer planos, enfim. O meu mundo que esteve tão quietinho durante um ano, de repente recomeçou a mexer, e ainda bem! Estou a adorar o que estou a fazer e, finalmente, sinto-me ocupada a fazer alguma coisa. Mas deixar de ler ficção foi coisa que nunca me ocorreu.

Só que a verdade é que as coisas não têm corrido muito bem neste campo. Deixei para trás Os Três Mosqueteiros, o The Martian, e acho que vou deixar para trás este The City & The City. Talvez. Ainda não sei. A verdade é que comecei a lê-lo porque tive uma ideia gira para um trabalho da faculdade em que este livro seria o cerne da questão, mas depois tive que desistir. Acho que tenho escolhido os livros errados para esta época de ajuste e de coisas novas que estão a surgir na minha vida. Acho que preciso de algo que seja relativamente mais fácil de absorver do que este The City & The City, que tem um mundo super interessante mas que, para agora, não está a dar para mim. Preciso de algo mais confortável e familiar.

E depois vem o tal sentimento de culpa ali de cima. "Vais desistir de outro livro, Diana?", "Vá lá, acaba só este...", "Há mais de um mês que não publicas uma opinião.." PÁRA TUDO! É o que eu tenho de dizer para mim mesma. Mas eu leio porque gosto, porque quero, porque me apetece, ou porque tenho um blog? É claro que leio por prazer e por todas estas coisas que enumerei, mas o ser blogger acaba por exercer alguma pressão nos prazos das minhas leituras. Fico com uns poucos remorsos de já ter desistido de três livros e de não publicar uma opinião para vocês há quase dois meses. 

Por isso, venho aqui explicar que, realmente, não tenho atinado com as leituras, acho que vem por aí uma desistência e, provavelmente, vou apostar numa releitura. Apesar de ter o blog, acho que tenho de ser honesta comigo própria e pensar que o tempo para ler diminuiu e que tenho de o aproveitar a ler algo de que gosto, que me distrai e que me faz bem.

O texto já vai longo, mas é isso. Desculpem qualquer coisinha, tenho saudades de publicar uma opinião, sim, porque gosto mesmo de ter o blog e de escrever para ele, mas tudo tem sido alvo de ajustes. Até as leituras! Aqueles que aqui vêm à procura de opiniões, têm que ser um pouco mais pacientes comigo, esta jovem que voltou às lides académicas e que diz que vai escrever uma tese. Não sei quando vai vir a próxima opinião, mas há de vir!

Obrigada pela paciência, e até já!
Diana

You Might Also Like

9 comentários

  1. Não sejas tão exigente contigo própria :)
    O blogue existe porque tu és leitora e não o contrário. Quem gosta de passar por aqui gosta de ler o que escreves, mas se a tua vida não to permite, então a gente espera :D

    Já agora aproveito para deixar uma sugestão de leitura: Me Before You, da Jojo Moyes. Lembro-me que andava numa reading slump quando lhe peguei e ajudou-me bastante por ser um livro que se lê muito bem, com um tema um bocadinho pesado mas que é tratado de uma forma exemplar. Acho que vais gostar ;)

    ResponderEliminar
  2. Opá, eu sei... Mas criei uma rotina a fazer algo que gosto, que é escrever no blog, e de repente isso ficou em stand-by. Também acredito que isto vai acontecer só até criar uma rotina e atinar com este período que está a começar.

    Sugestão anotada :) Agora está a apetecer-me ler fantasia, porque tenho lido artigos sobre isso, para a faculdade, e com referências a outras obras e autores... E agora quero ler tudo e tenho ainda menos tempo! :P Mas pronto, vou considerar todas as opções e ver o que me apetece mais. Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  3. Diana, eu percebo isso da rotina. Aliás, eu tento publicar coisas todos os dias com exceção do domingo, mas isso exige um ritmo de leitura elevado que às vezes (como nesta semana) não consigo atingir. Não é tanto por causa de quem lê, mas mais por mim. Porque gosto tanto, mas tanto, do meu blogue, que quero mantê-lo bem vivo e interessante. Por isso percebo-te, mas quero que saibas que, publiques com maior ou menor frequência, eu continuo a voltar :)

    ResponderEliminar
  4. Pois, é isso! Gosto tanto deste espacinho que queria ter mais tempo para o actualizar, e mais tempo para ler e vir aqui partilhar a minha opinião. Mas, apesar de tudo, não me forço a nada e quando tiver terminado um livro, termino. Quer demore uma semana, um mês ou dois.

    Também acredito que isto se vai manter assim até conseguir estabilizar e conseguir coordenar tudo. Obrigada pelo apoio :) *abraça* Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Demores o tempo que demorares a escrever no blogue, vou acompanhar sempre o blogue. E é como a Célia disse, o blogue existe porque és uma leitora e não ao contrário.
    Percebo que queiras manter o blogue actualizado com regularidade, mas se andas com problemas com as leituras, tenta fazer uns tops de sugestões, ou até mesmo umas TAGs (por acaso tenho uma tag agendada em vídeo em que te nomeei pois acho que vais gostar ;) )
    Estar num período em que não nos apetece ler ou em que nada nos satisfaz é tramado, mas não vale a pena stressar =) Tenta talvez ler um livro do teu género preferido ou até mesmo reler um dos teus livros preferidos, pode ser que ajude.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Sim, é o que vou tentar fazer: uma releitura ou aceitar ali a sugestão da Célia ;)

    Quanto à TAG, depois vou ver :D Coisas deste género são uma forma engraçada para manter as coisas actualizadas e sempre são curiosidades que vamos partilhando. Tal como o Top Ten Tuesday e coisas do género. É ver por onde é que isto me leva :)

    ResponderEliminar
  7. Podes sempre ir partilhando o que vais lendo para a faculdade. *diz a pessoa que gosta de coisas medievais e espadas e tudo e tudo e tudo...* :D

    ResponderEliminar
  8. Lol por acaso agora não tenho andado muito pela Idade Média, mas é coisa que daqui a uma semana já se resolve, porque tenho um trabalho para fazer :P
    Já pensei nisso, em partilhar o que ando a ler para a faculdade, mas há coisas tão chatinhas... Além disso, estou a modos que proibida de falar da tese e tal, pelo menos enquanto ela não estiver registada. Por isso, fico sossegadinha aqui no meu canto... ^^

    ResponderEliminar
  9. Aqui está a tag de que te falei http://o-prazer-das-coisas.blogspot.pt/2014/11/tag-gatos-literarios.html e acho que vais gostar afinal de contas temos gatos e livros ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar