6 de abril de 2015

Outras Leituras


E o mês de Março passou, por isso vamos a mais uma lista de links interessantes de que gostei.

Is Our Concept of "Well-Read" Elitist? - Penso que não temos nenhuma expressão que traduza à letra o conceito de "well-read". Mas, para todos os efeitos, este artigo do Bookriot discute o que é ser instruído ou culto em termos literários: é alguém que lê muito de uma grande variedade de géneros, é alguém que domina os clássicos da literatura?... Este artigo é bastante interessante porque para além de abordar o que é ser-se culto, e da sua vertente elitista, também questiona este conceito quando restrito à cultura ocidental.

Heroine addict: can a good book actually change our personalities? - Um artigo do jornal britânico Independent que nos fala de um estudo que revela que à medida que estamos a ler, aquilo que está a acontecer com as personagens o nosso cérebro acredita que está a acontecer connosco. Daí, talvez, venha o aspecto de nos identificarmos com as personagens e de sentirmos que estamos a vivenciar, com elas, as suas experiências.

13 Fantasies inspired by mythology from the British Isles - Não, não precisamos de mais livros para acrescentar à nossa já infinita lista de livros que queremos ler. Ainda assim, fica mais uma. Desta vez sobre fantasia que tem como base mitos das Ilhas Britânicas.

The Beloved, Bickering Bridgertons turn 15 this year - O site NPR Books fez notar, e bem, que a saga Bridgertons da Julia Quinn faz 15 anos este ano! O primeiro livro da série, The Duke and I (em português Crónica de Paixões e Caprichos - eu sei, toda uma arte para tradução de títulos) foi publicado no ano 2000 e, por isso, também acho que é de celebrar esta data. Nunca fui de ler romances, mas reconheço aqui o mérito de Julia Quinn que pode servir, inclusive, como porta de entrada para este género literário que também merece atenção e que tem o seu valor.

The Worst e-book cover art March 2015 - Vá, riam-se um bocado (ou muito!) com as capas, os títulos e tudo e tudo! Porque não há, claramente, limites para a imaginação.

"That's how I want to remember Terry": Neil Gaiman reminisces about Pratchett - Porque o mês de Março foi o mês em que faleceu Terry Pratchett, autor britânico de fantasia e ficção científica, mais conhecido pela série Discworld. Deixo aqui um texto de Neil Gaiman sobre Pratchett, com quem colaborou em Good Omens. No fim da página do link, há outra série de artigos sobre Pratchett, se tiverem curiosidade.

Fica, ainda, a nota de pesar em relação a autores que também faleceram durante o mês de Março: o poeta Herberto Helder, Luís Miguel Rocha e o poeta sueco, nobel da literatura em 2011, Tomas Tranströmer.

1 comentário:

Isaura Pereira disse...

Olá!

Gostei destes artigos. Vou tentar ler. Parecem interessantes.

Beijinhos e boas leituras