Little Fires Everywhere - Opinião

abril 24, 2020


Titulo: Little Fires Everywhere
Autor: Celeste Ng
Lido no Kobo 
Sinopse:
"In Shaker Heights, a placid, progressive suburb of Cleveland, everything is planned - from the layout of the winding roads, to the colors of the houses, to the successful lives its residents will go on to lead. And no one embodies this spirit more than Elena Richardson, whose guiding principle is playing by the rules. 


Enter Mia Warren - an enigmatic artist and single mother - who arrives in this idyllic bubble with her teenage daughter Pearl, and rents a house from the Richardsons. Soon Mia and Pearl become more than tenants: all four Richardson children are drawn to the mother-daughter pair. But Mia carries with her a mysterious past and a disregard for the status quo that threatens to upend this carefully ordered community.



When the Richardsons' friends attempt to adopt a Chinese-American baby, a custody battle erupts that dramatically divides the town--and puts Mia and Elena on opposing sides. Suspicious of Mia and her motives, Elena is determined to uncover the secrets in Mia's past. But her obsession will come at unexpected and devastating costs."


Opinião:

Este livro foi a minha estreia com a autora e que estreia!

Nesta obra, seguimos a vida de duas famílias que vivem em Shaker Heights, um subúrbio da cidade de Cleveland, nos anos 90. Duas famílias que são tão diferentes e cujas vidas se entrelaçam e influenciam para sempre. Por um lado, temos os Richardsons, uma família de classe média-alta, que é o arquétipo da família perfeita, que tem tudo sob controlo, que se orgulha em seguir todas as regras e preceitos da sociedade e do local em que vivem. São encabeçados pela mãe, Elena, e os filhos Lexie, Trip, Moody e Izzy. Por outro lado, temos Mia e a sua filha Pearl, uma espécie de nómadas, enigmáticas e donas de uma liberdade muito própria, mas que resolvem fixar-se em Shaker Heights onde vivem numa casa arrendada pelos Richardsons.

Através das vivências destas duas famílias, vemos de que forma se contaminam e se influenciam mutuamente. Em especial os adolescentes, que frequentam todos a mesma escola e que acabam por criar laços de amizade, sendo através deles que as famílias se aproximam. Por um lado, Pearl começa a formar, pela primeira vez na sua vida, laços de amizade, cumplicidade e confiança com adolescentes da sua idade, algo que nunca fez, uma vez que ela e a mãe nunca se fixaram muito tempo numa localidade. Por isso, de certa forma, Pearl acaba deslumbrada pela vida dos Richardsons, tão diferente da dela e mais rica, em termos materiais. Por outro lado, Mia é vista como uma mulher misteriosa que, claramente, carrega um segredo. Elena sente-se atraída pelo estilo de vida de Mia, tão diferente do seu, e, por isso, encarrega-se de perceber o que há por detrás dela e o que a faz levar a vida que leva. Assim, parece haver um magnetismo que atrai ambas as famílias, precisamente pelas suas diferenças que acabam por exercer algum tipo de fascínio pelos vários membros.

Este livro é sobre várias coisas. É sobre os segredos que todos temos, mas que poucos sabem e de como, mais tarde ou mais cedo, são desvendados. É sobre aparências, sobre a perfeição exterior que esconde medos, segredos, inseguranças e, por vezes, relações disfuncionais. É sobre diferenças de classe e de raça. É sobre maternidade e o que significa ser mãe. E todas estas questões acabam por se revelar através de determinados acontecimentos no livro que proporcionam uma reflexão sobre estas temáticas.

É um livro muito bom, de que gostei imenso e que me manteve agarrada desde o início. É um livro que se lê muito rápido, muito graças à escrita de Celeste Ng. Com uma construção de personagens complexas, interessantes e com as quais nos conseguimos identificar facilmente, de uma forma ou de outra. Tudo acaba por encaixar, o início do livro é unido ao fim e não ficam pontas por atar. Tudo neste livro faz sentido, e é uma história que vai ficar cá dentro, com personagens que irei sempre acarinhar.

Adorei tudo e não posso deixar de o recomendar a todos. Estou ansiosa para ver a sua adaptação para série de televisão, com as interpretações de Reese Witherspoon (Elena) e de Kerry Washington (Mia). 

5/6 - Muito Bom

(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2020)

You Might Also Like

0 comentários