Da literatura à Música - Canções inspiradas em obras literárias

agosto 14, 2020


As ligações entre música e literatura sempre foram profícuas. Canções e álbuns conceptuais baseados em obras literárias, músicos considerados poetas e até premiados com o Nobel da Literatura, basta lembrarmo-nos de Bob Dylan, as ligações são bastantes. Muitos músicos são leitores ávidos e, talvez por isso, as suas letras acabem por ser influenciadas pelas obras que lêem. Sempre me interessei bastante por esta ligação, porque a música é outro dos meus amores, para além da literatura. Ainda antes de saber ler ou escrever, a música esteve sempre lá e estará sempre comigo. Através da pesquisa que fiz, percebi que alguns dos autores que mais servem de inspiração para música são Lovecraft, Orwell, Tolkien e Hemingway, tendo servido de base para inúmeras canções dos mais variados artistas, desde David Bowie, a Iron Maiden, a Elton John, Patti Smith, Anthrax, ou Radiohead, só para nomear alguns. Assim, em nome destes meus dois amores, fica aqui uma pequena lista de algumas canções que foram inspiradas em obras literárias. Muitas mais haverá, basta fazerem uma pesquisa online que encontram.


Kate Bush - Wuthering Heights (1978)

Bom, esta é bastante fácil de perceber. A cantora inspirou-se no clássico O Monte dos Vendavais para escrever a canção com o mesmo nome.

Letra: "Bad dreams in the night/ They told me I was going to lose the fight/ Leave behind my wuthering, wuthering, Wuthering Heights"

Led Zeppelin - Ramble On (1969)

Robert Plant, o vocalista e autor de muitas das letras dos Zeppelin afirmou diversas vezes a influência do imaginário de Tolkien nas suas canções e esta, não é excepção.

Letra: "'T was in the darkest depths of Mordor/I met a girl so fair/But Gollum, and the evil one/Crept up and slipped away with her/Her, her, yeah/Ain't nothing I can do, no"

Nirvana - Scentless Apprentice (1993)

Kurt Cobain era fã do livro Perfume: A História de um Assassino, de Patrick Suskind, e a letra para esta canção surgiu inspirada nesta obra.

Letra: "I promise not to sell your perfumed secrets/There are countless formulas for pressing flowers/I lie in the soll and fertilize mushrooms/Leaking out gas fumes are made into perfume"

Metallica - Várias

Os Metallica são conhecidos por terem várias canções de inspiração literária, logo desde o segundo álbum, Ride the Lightning (1984). Desse álbum saiu "For Whom the Bell Tolls", inspirada no livro com o mesmo título de Hemingway. Ao longo dos anos, esta tem sido uma marca característica nas suas canções: a música "One" baseia-se em Johnny Got His Gun (1939), de Dalton Trumbo; "The Call of Ktulu" baseia-se na entidade criada por Lovecraft no conto The Call of Cthulhu". Lovecraft volta a ser influência em "The Thing that Should Not Be" e em "All Nightmare Long".

The Police - Don't Stand so Close to Me (1980)

Quem conhece a música e a letra sabe bem do que trata: uma relação entre uma aluna e um professor que dá para o torto, e que faz lembrar uma história semelhante na literatura, entre uma pré-adolescente e um homem adulto: Lolita, de Nabokov.

Letra: "It's no use, he sees her/He starts to shake and cough/Just like the old man in/That book by Nabokov"

Nightwish - The Poet and the Pendulum (2007)

Nesta música, a letra é inspirada no conto de Edgar Allan Poe, The Pit and the Pendulum, possuindo um coro de vozes que cantam algumas frases do conto original.

Machine Head - A Farewell to Arms (2007)

Mais uma vez, temos Hemingway como fonte de inspiração musical. Aqui, a banda apropria-se da mensagem desta obra de Hemingway para construir um lamento sobre o desperdício que é a guerra.

You Might Also Like

0 comentários