Prós e Contras de Desafios Literários

setembro 15, 2020

Quem anda neste mundo dos bloggers literários, booktube e bookstagram, está carregadinho de saber que desafios e maratonas literárias não faltam. Para mim, desde cedo que gostei de participar em ambos, bem como em leituras conjuntas, pelos mais variados motivos que irei explicar ao longo deste post. Acho que é uma excelente forma de nos envolvermos e ficarmos a conhecer melhor a comunidade de leitores e de nos aproximarmos. E este é o principal motivo que me leva a participar em coisas deste género, porque me posso juntar a pessoas que gostam tanto de ler como eu e encontrar este ponto de contacto com outras pessoas.




Se sou boa a cumprir todos os desafios a que me proponho? Bom, isso já é outra coisa! Normalmente participo em desafio que sei que consigo terminar, mas às vezes a vida troca-nos as voltas no que diz respeito ao tempo disponível, ou às vontades literárias, e acabo por não conseguir cumprir esses desafios. Se, no fim, sinto que falhei enquanto leitora? Não. Leio por prazer, porque gosto, e não me obrigo a nada. O que estes desafio fazem é motivar-me a ler mais, fora da caixa, e a não cair em tempos mortos a ver aquele episódio daquela série pela milésima vez, quando até podia estar a ler. Além disso, há tantos desafios por onde escolher, há tanta diversidade, que de certeza que há um qualquer desafio ou maratona literária adequada para cada um de nós - para diminuir a pilha de livros que temos, para lermos fora da nossa zona de conforto, para ler um livro em conjunto com várias pessoas e falarmos todos sobre esse livro, para lermos livros dentro de uma temática... Há mesmo para todos os gostos.

Posto isto, aqui deixo uma pequena lista de prós e contras e, no fim do post, uma lista de alguns desafios interessantes.

PRÓS

1. Aumentar o ritmo de leitura

Principalmente se participarem em maratonas literárias em que o objectivo é ler o máximo de tempo possível. Gosto de participar, de vez em quando, principalmente se reparar que estou a gastar mal o meu tempo. Às vezes também é preciso, mas por norma, com estas maratonas, acabo por me concentrar mais na leitura e avanço no livro que estiver a ler. Além disso, também ajuda a despachar a pilha de livros que temos por ler!

2. Sentido de comunidade

Esta é, para mim, a melhor coisa nos desafios e maratonas literárias: conhecer outras pessoas e estabelecer um elo com elas através da leitura. Seja porque estamos todos a ler o mesmo livro, ou a tentar ler o máximo possível, ou a ler dentro da mesma temática, o sentido de comunidade acaba por ser forte porque interagimos todos com os livros em mente. Claro que há desafios que não o exigem, mas alguns sim, principalmente aqueles que são transportados para o Instagram. E falar com outras pessoas que gostam tanto de ler como nós, é fantástico.

3. Ajuda a diversificar a leitura

Alguns desafios forçam-nos a ler fora da nossa zona de conforto ou a explorar novas temáticas e novos autores. Se forem desafios auto-propostos, como foi o meu Ler a Rússia este ano (que está uma tragédia, porque só li um livro dentro desta temática), acaba por fazer com que conheçamos novas realidades literárias, novos autores e temáticas.

4. Escolha das leituras de forma mais criativa

Alguns desafios são bastante criativos e, por isso, a escolha de livros também acaba por ser, de forma a conseguirmos ler de acordo com as categorias. Há desafios que têm de ser segundo determinadas palavras que estão no título, cores das capas, por ordem alfabética, enfim... Há coisas muito originais e isso também acaba por fazer com que escolhamos as nossas leituras de forma criativa também.

CONTRAS

1. Pressão adicional

Na ânsia de cumprirmos o desafio, ou de ler o máximo possível, podemos acabar por nos sentirmos pressionados em ler um determinado livro o mais rápido possível, ou dentro de uma janela de tempo específica, ou de ler dentro daquela temática. Há uma pressão extra que é adicionada e isso não é bom, afinal a leitura é para ser prazerosa e tem de ser encarada como tal e não como uma obrigação.

2. Dificuldade em mantermo-nos actualizados

Às vezes, porque a vida acontece, começamos a deixar os nossos objectivos para trás. Porque não nos apetece ler, porque estamos doentes, porque temos muita coisa a acontecer na vida, no trabalho, o que seja, e a leitura fica um pouco para trás. E tudo bem, às vezes as coisas são mesmo assim e não temos motivação nem vontade de ler. Mas se participarmos em desafios, ficamos frustrados porque estamos a deixá-los para trás, em especial se os desafios tiverem uma determinada moldura temporal.

3. Quantidade vs. Qualidade

Há desafios que têm uma componente quantitativa em relação aos livros que lemos. E, por um lado, pode ser bom, porque conseguimos despachar livros que temos por ler há muito tempo. Porém, o contra disto é dar-se primazia à quantidade em vez da qualidade dos livros que lemos, porque podemos cair na tendência de ler só para cumprir os números do desafio, em vez de lermos os livros que queremos e que nos dão prazer.

4. Pode não ser a altura adequada para ler X livro

Por vezes queremos participar num desafio para ler numa determinada temática, género, autor, ou até um determinado livro, mas percebemos que se calhar não estamos na altura certa para o fazer. E a leitura acaba por se arrastar, ou lemos obrigados, ou não cumprimos o desafio e acabamos frustrados com isso. Seja o que façamos, acabamos por nos sentir frustrados com o livro que estamos a ler, porque não o estamos a fazer na nossa altura certa.

Posto isto, participem em desafios e maratonas, criem os vossos próprios desafios, porque é muito giro! Mas o importante é lembrarmo-nos de que fazemos isto por piada, para acrescentar uma motivação extra para ler, e se não cumprirmos ao que nos propomos, também não faz mal. A leitura é algo que se deve fazer por prazer e não por obrigação, e os desafios, às vezes, fazem com que pareça o contrário. Por isso, acho que é importante não os levarmos demasiado a sério e desfrutar da leitura.



E, como prometido, aqui fica uma pequena lista de desafios!

Mount TBR Reading Challenge - Decorre durante todo o ano, todos os anos, e o objectivo é lermos livros que estão na pilha desde o ano anterior e que já tenhamos em nossa posse. Assim, com este desafio, conseguimos diminuir a pilha e inscrevermo-nos consoante o número de livros que queremos ler.

Bout of Books - Esta é uma maratona literária que dura uma semana inteira e que acontece três vezes por ano: em Janeiro, Maio e Agosto. O único objetivo é ler o mais possível durante essa semana, registar essas horas e participar em alguns desafios que vão acontecendo durante essa semana - claro que isto é opcional, mas serve para interagirmos uns com os outros.

Read Harder Challenge - Este é um desafio do Book Riot, também decorre durante todo o ano, e consiste em 24 tarefas que nos forçam a diversificar as nossas leituras e a expandir horizontes literários.

Historical Fiction Reading Challenge - Mais um desafio que decorre durante o ano todo e consiste em lermos ficção histórica. Também tem níveis em que nos propomos a ler um determinado número de livros dentro deste género, durante o ano.

Popsugar Challenge - Um dos mais conhecidos desafios literários da blogosfera, estabelece 50 categorias literárias e o objectivo é ler dentro dessas categorias, durante todo o ano.

A Silvana, do blog Por Detrás das Palavras, organizou este ano vários desafios literários bastante interessantes, que duram este anos de 2020, que podem consultar aqui.

No Instagram, há vários desafios e/ou maratonas que acontecem de forma esporádica e que são divulgadas por lá, por isso é ficarem atentos!


Se quiserem ver uma lista completa dos vários desafios literários que existem (todos em inglês), podem ver aqui.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Sou sincera, já tentei seguir alguns desafios, mas acabei sempre por desistir. Mas gosto muito de seguir as pessoas que os fazem e muitas vezes vou buscar leituras a esses desafios.

    ResponderEliminar