Planos para 2021

janeiro 04, 2021

Planos Para 2021


Já que partilhei o meu balanço de leituras de 2020, ficam aqui também os meus planos para 2021.

Uma das primeiras coisas que estabeleci, como muitos de nós logo no primeiro dia do ano, foi o número de livros que quero ler, no desafio do Goodreads. Em 2020 li 25 livros e, como não quero agoirar a coisa, coloquei como meta ler 24 livros em 2021. Se conseguir ler mais, melhor! Se não, acho que consigo fazer pelo menos igual ao ano passado.

Para além do Goodreads, irei participar no desafio Mount TBR Reading Challenge, que consiste em ler livros da nossa pilha, adquiridos até 31 de Dezembro de 2020. Almejei ao primeiro nível, em que lemos 12 livros da pilha, mas se conseguisse que todos os livros deste ano fossem lidos dessa pilha, era fantástico. Só que eu sei que isso não vai acontecer, portanto fiquei-me pelos 12. Mas vou tentar ler mais, claro. Estes são os dois grandes desafios a que me proponho, mas há projectos em que também quero participar de forma mais informal. 

O Álvaro e o Ludgero, do Literacidades, estão a organizar um projecto inspirado pela série documental da RTP Herdeiros de Saramago. O documentário teve 11 episódios, cada um dedicado a um autor que tenha ganho o Prémio Saramago até hoje, e o projecto deles é ler um destes autores por mês. Não conseguirei ler todos, certamente, mas quero ler alguns, até porque tenho aqui livros deles e era uma forma de os conhecer, nomeadamente: Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares. Há ainda autores vencedores deste prémio que gostava de ler, como Afonso Reis Cabral, Ondjaki e Andréa del Fuego.

Para além deste, quero continuar a ler livros no âmbito do projecto Casas em Livros, da Ana. Em 2020 só li um livro para o projecto, também porque só o conheci já nos últimos meses do ano, mas quero ler livros com esta temática, em que uma casa assume um papel preponderante na narrativa. É uma iniciativa informal, é para se ir lendo e, por isso, não existe qualquer pressão. Irei fazer um post sobre este desafio, para ir registando as minhas leituras por lá também.

Há, ainda, alguns livros que quero mesmo ler este ano e por isso, à semelhança do ano passado, também fiz uma pequena pilha de livros dos livros que não quero deixar passar ao lado. Claro que há mais, nomeadamente em formato e-book no Kobo, e ainda livros que quero comprar. Mas para começar, acho que já é uma pilha jeitosa. Ora vejam:

TBR 2021

Quero ler mais autores portugueses, por isso incluí livros de Afonso Cruz, Sónia Ferreira, Isabel Figueiredo e João Reis; quero voltar a Sanderson, com o seu mais recente Rhythm of War, quarto livro da saga Stormlight Archive; quero aventurar-me por este tão bem fadado The Invisible Life of Addie LaRue, da V. E. Schwab; ler mais um livro de Toni Morrison, desta vez The Bluest Eye; e enveredar novamente pela Fantasia em The Rage of Dragons. Se lerei estes e não outros, bem... só o tempo o dirá, porque eu faço planos, mas depois leio conforme aquilo que me apetece.

E são estes os meus planos para este ano. Acompanhem-me em mais esta jornada literária e veremos o que este ano me traz no que toca a leituras. Que tenham todos um excelente 2021, com saúde, pessoas boas e livros excelentes!

You Might Also Like

0 comentários