A Casa dos Espíritos - Opinião

agosto 16, 2022

Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.


A Casa dos Espíritos foi a minha estreia com a obra de Isabel Allende. Um livro que junta realismo mágico com a história do Chile, por via da história da família Trueba ao longo de três gerações. As personagens principais são as mulheres de cada geração, com destaque para Clara, Blanca e Alba, três mulheres tão diferentes e tão marcantes. 

Neste livro existe mais do que um narrador (que vamos descobrindo quem são ao longo do livro) e foca em vários temas como a família, o amor, a morte, a noção de classe social, passando também por questões políticas e ideológicas, uma vez que passamos por momentos importantes da história do Chile, entre as décadas de 20 e 70 do século XX, passando pelo grande sismo de Valdivia em 1960, que ficou conhecido como O Cataclismo, até ao golpe militar nos anos 70. Este livro fala-nos ainda, de como acções violentas no passado podem ter reverberações no futuro, mesmo que não se tenha consciência disso, criando assim uma espécie de um legado de violência.

As grandes personagens são femininas: Clara, Blanca e Alba. Todas passam por momentos formadores e de mudança, alguns traumáticos, mas são estas mulheres os grandes pilares não só da história como da família. São elas que unem as restantes personagens umas às outras e são exemplos de força e resiliência perante tudo aquilo que passam.

Clara é, sem dúvida a mais importante por não pertencer a este mundo - ela está sempre entre os mundos, porque consegue ver e comunicar com espíritos, consegue mover objectos com o pensamento, parece sempre alheada das coisas materiais e mundanas. É uma mulher fascinante, cheia de força, que não se verga perante as vontades dos outros, mesmo as do marido e dos homens em geral.

Quanto ao Realismo Mágico, este está bem presente durante a primeira metade do livro e vai-se perdendo - talvez se perca à medida que as personagens ligadas aos elementos sobrenaturais também vão desaparecendo, para dar lugar a uma realidade mais dura, violenta e repressiva.

Gostei muito de tudo neste livro - da escrita, da linguagem, das personagens, do enredo, da construção de todo este mundo que nos transporta completamente para o Chile e para a história desta família. Um livro inesquecível, com personagens marcantes, e um dos favoritos do ano.


4/5 - Gostei Muito


Comprar | Bertrand (link de afiliado)


(Esta leitura foi feita no âmbito de uma leitura conjunta realizada pelo canal da Mell Ferraz. Também a podem encontrar no Instagram)

You Might Also Like

0 comentários