Lapvona - Opinião

fevereiro 02, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este é, provavelmente, o livro mais estranho que eu já li. Com descrições grotescas, violentas, viscerais, mórbidas, num livro em que seguimos a vida de algumas personages numa vila rural Lapvona, de seu nome inventado, e que se passa algures na Idade Média. Não há propriamente um enredo, mas sim um desenrolar de acontecimentos nas vidas destas pessoas e é isso que vamos acompanhando.

Podemos ver aqui uma crítica ao mundo contemporâneo que se quer cada vez mais ver livre de imperfeições, que é obcecado por estar e ser imaculado, e neste livro a autora confronta-nos com um espelho distorcido da nossa própria realidade, apresentando uma narrativa quase de um conto de fadas invertido. Podemos, também, encontrar talvez uma crítica à forma estereotipada como a Idade Média é apresentada, seja nos filmes ou nos livros, como um período com algum charme, de alguma fantasia, de castelos, cavaleiros e princesas. Contudo, aqui Moshfegg mostra-nos precisamente o extremo oposto, numa narrativa desprovida de sentimentalismo e idealismo, cuja única coisa que se pode considerar bela, é o uso da linguagem por parte da autora, que por vezes é onírica e poética.

Preparem-se para uma viagem visceral, onde a moralidade é algo inexistente ou muito ténue, onde há descrições de cenas mais viscerais e mórbidas, grotescas, algumas violentas, de degradações, deformidades, perversidades, numa narrativa que parece quase um carrossel de personagens e eventos cada uns mais estranhos do que os outros.

Apesar disto tudo, posso dizer que... gostei deste livro! Vá-se lá saber...


4/5 - Gostei muito

You Might Also Like

0 comentários