The Fifth Season - Opinião

abril 27, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este The Fifth Season, de N. K. Jemisin, é um livro que mistura elementos de fantasia e ficção científica. É um mundo bastante original, complexo, com uma narrativa densa e de ritmo lento. Temos três personagens principais, três mulheres que vão ser bastante importantes para a narrativa, e vamos vendo que desafios e obstáculos lhes vão sendo postos à medida que navegam naquele mundo. O sistema de magia é chamado de "orogenia", em que aqueles que possuem esses poderes (orogenes) têm a habilidade de sentir, manipular e controlar forças geológicas, como sismos, placas tectónicas e até vulcões. A Orogenia é temida e, por isso, estas pessoas são ostracizadas e marginalizadas, perseguidas e forçadas a esconder as suas habilidades, correndo o risco de serem mortas.

Este é um livro muito mais focado nas suas personagens do que na acção e retrata elementos sensíveis como o trauma, o abuso infantil e a negligência, havendo alguns elementos mais violentos. Esta também é uma fantasia imersiva porque somos atirados para o mundo sem qualquer contexto, sem perceber bem como é que funcionam as coisas, e temos de ir montando essas peças do puzzle à medida que vamos avançando na história. 

Por algum motivo, estas coisas não funcionaram comigo. Após quase duas semanas de ter terminado a leitura, continuo a não conseguir perceber porquê, mas é um facto e há que aceitar. Gosto de mundos que desafiem a minha imaginação, que sejam diferentes, originais, coesos, não me importo nada com narrativas mais lentas nem com foco nas personagens. Mas, por algum motivo, este livro não resultou comigo. Gostei, mas não me senti deslumbrada - tanto que não sei se irei continuar a ler a trilogia.

Por cá, o livro está traduzido pela editora Relógio d'Água, com o título Quinta Estação.


3/5 - Gostei


Comprar | Bertrand (link de afiliado)

You Might Also Like

0 comentários