Balanço de Leituras de 2012

dezembro 31, 2012


O final de ano aproxima-se e, como tal, chegou a altura de fazer o balanço das leituras deste ano. Então vejamos o que se passou...

DESAFIOS:

Este ano participei em dois desafios literários, coisa que nunca tinha participado. E, por causa das tosses, para o ano que vem inscrevi-me em mais dois! Vamos ver como a coisa corre... Mas quanto aos desafios deste ano, o primeiro foi o do Goodreads, em que me propus ler um total de 35 livros durante 2012. E consegui ler 36! Aqui no blog só registei as leituras de lazer, que foram 29, mas como no Goodreads contabilizou-se também os livros que li, por inteiro, para a tese, consegui atingir os 36. 
O outro desafio foi o Book Bingo, organizado no Goodreads também. O desafio consistia num cartão como os dos Bingos, mas em vez de números tinha temas de leitura. O objectivo era fazer as várias linhas e, eventualmente, o cartão todo. Não o consegui fazer, mas penso que não correu mal, porque consegui fazer 5 linhas e só me faltaram preencher 5 quadrados. Ora vejam lá:


LEITURAS:

Este ano foi o ano em que passei a maior parte do tempo a ler e a escrever para a minha tese que, esperemos, será entregue durante a primeira metade de 2013 (rezemos para que isso aconteça, sim?). Por isso não tive tanto tempo e disposição para outras leituras como gostaria de ter tido. Mas, apesar de tudo, foi um ano de muito boas leituras. Aqui há dias estive a olhar para as classificações que dei aos livros que li, e vi que gostei bastante de praticamente todos eles. Ou acertei na "mouche" com os livros, ou então já começo a saber melhor aquilo que me cativa e interessa, e aquilo de que não gosto e me aborrece. Este ano também foi o ano da minha introdução à ficção científica e, dentro dos livros que li para a Temporada de Ficção Pós-Apocalíptica, gostei de todos eles. É um género no qual vou, decididamente, apostar mais.
Aqui fica o meu "Top 5" dos livros que mais gostei de ler este ano, sem nenhuma ordem em particular:

1. Memoirs of a Geisha - Arthur Golden
2. A Glória dos Traidores - George R. R. Martin
3. Oryx and Crake - Margaret Atwood
5. The Graveyard Book - Neil Gaiman

OUTRAS CURIOSIDADES LITERÁRIAS:

Este ano foi marcado também por ter adquirido um e-reader: o Kobo. As minhas impressões só podem ser positivas porque, desde o final de Setembro, que foi quando o comprei, li 6 livros neste bichinho e, até agora, sem queixas nenhumas. Numa altura em que, para mim, é mais complicado adquirir livros físicos, o Kobo revela-se uma boa maneira de continuar a ler os livros que quero, com um custo mais baixo.
Foi, também, este ano que tive a oportunidade de ir a uma sessão de autógrafos do George R. R. Martin (tenho o A Tormenta de Espadas autografado!) e onde conheci gente da blogosfera também. E gostei tanto!! :D

Posto isto, aqui vamos a estatísticas, para aqueles que gostam destas coisas:

Total de livros lidos: 29, dos quais 6 foram e-books (36 se contarmos com os de investigação para a tese)
Total de livros adquiridos (comprados e oferecidos): 35
Mês com mais livros lidos: Agosto
Média de classificações dadas: 4,7
Livros com classificações mais altas: Beauty, The Happy Prince and Other Stories, Hamlet, Trilogia Favole, A Tormenta de Espadas, A Glória dos Traidores, The Graveyard Book e Oryx and Crake.
Livros com classificações mais baixas: Neverwhere (que não cheguei a terminar) e Persuasion.

RESOLUÇÕES PARA 2013:

Como referi praticamente no início deste post, em termos literários meti-me em mais desafios. Assim, à semelhança deste ano, vou participar no Book Bingo, no Reading Challenge do Goodreads, e em mais dois: o Mount TBR Reading Challenge e também no Monthly Key Word Challenge.
Para além disso, há uns quantos livros que quero mesmo, MESMO ler e que não podem passar do próximo ano! São eles: 

A Filha da Profecia - Juliet Marillier (parece impossível, mas ainda não acabei a trilogia Sevenwaters...)
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar - Stieg Larsson (sim, outra trilogia para acabar...)
A trilogia Lord of the Rings - J.R.R. Tolkien (mesmo, MESMO!)
Les Miserábles - Victor Hugo

Para além disso, haverá uma nova rubrica mensal, o Só Ler Não Basta, em conjunto com os blogs Este Meu Cantinho... e Ler e Reflectir. Estejam atentos e espero que gostem! O episódio 0 já se encontra disponível no post anterior ;)
E é isso. Coisa pouca, portanto... Desejo-vos, então, um ano de 2013 recheado de coisas boas, com saúde e perto das pessoas que vocês mais gostam. Porque isso é que é importante. E, se for possível, com uns livritos como companhia também :)

You Might Also Like

1 comentários