Recomendações

setembro 07, 2016


Motivada pelo último Só Ler Não Basta e pelo artigo que a Telma trouxe à discussão sobre ser "Book Blogger", pensei em escrever um post sobre blogs literários. No meio de tanto blog, uma pessoa perde-se com tanta oferta, com uns blogs melhores que outros, uns mais originais do que outros, uns mais gerais, outros dirigidos a um público mais específico. Por isso, resolvi vir fazer alguma publicidade a blogs que eu sigo e de que gosto bastante. Houve uma altura em que seguia mais blogs, mas depois de alguns anos nesta vida (deuses, mais de 7 anos!), uma pessoa vai sabendo separar o trigo do joio. Até porque não se consegue estar a par de tudo o que se faz, e porque nem tudo o que se faz tem qualidade, ou vai de encontro aos nossos interesses. 

Assim, deixo-vos aqui algumas recomendações de blogs portugueses de que gosto bastante e que sigo conforme a minha disponibilidade. Às vezes não consigo estar atenta a todos os posts, mas sempre que posso vou lá dar uma vista de olhos.

Estante de Livros - O blog da Célia é um clássico. Já disse várias vezes, mas foi o primeiro blog literário que comecei a seguir e que me motivou para criar o meu. Temos alguns interesses em comum, gosto muito das opiniões dela, e é sempre uma fonte de recomendações quando não sei o que hei de ler...

Bran Morrighan - Acompanho o blog da Sofia quase desde o início e a evolução dela foi estrondosa. É um blog central neste mundo dos livros, mas não só. Neste momento o blog tem uma vertente literária e musical, e é bastante eclético. Temos novidades, opiniões, divulgação de novidades e eventos ligados a esses dois mundos, e é um blog que costumo acompanhar.

Planeta Márcia - Que acabou de fazer 9 anos! Aconselho o blog da Márcia, que já foi convidada do Só Ler Não Basta, porque ela tem sempre leituras muito interessantes e opiniões muito bem escritas e estruturadas. Como costuma ler livros um pouco diferentes daquilo que costumo ler, gosto de lá ir para expandir horizontes literários.

Ler Por aí - Blog de outra convidada do Só Ler Não Basta, a Patrícia, mas também da Catarina. Este blog escrito a duas mãos apresenta-nos uma variedade de leituras mas também de textos para além das opiniões literárias. Têm desabafos, recomendações, partilha de outros locais onde podem obter a vossa dose de vício de livros. Gosto muito de lá ir ler os textos de ambas.

Roda dos Livros - Já que falei da Márcia e da Patrícia... Tinha que falar na Roda dos Livros! Ambas fazem parte da Roda, que é um grupo de pessoas que se reúnem com regularidade para uma tertúlia literária e nela falam dos livros que lêm, partilham recomendações e rodam livros. É bastante interessante e enriquecedor para os leitores. Pode, também, ser uma desgraça, porque ficamos a querer ler tudo...

As Leituras do Corvo - Um dos primeiros blogs que comecei a acompanhar, a par da Estante de Livros. A sua autora, a Carla Riberito, também já marcou presença no Só Ler Não Basta. É recordista em livros lidos por ano, acho que não conheço mais ninguém que leia tanto, e gosto sempre de ler as suas opiniões. Quando estou interessada em ler um livro e quero saber se realmente vale a pena, é um dos blogs que consulto para tomar a minha decisão.

Claro que sigo outros blogs, mas acho que são estes que sigo mais atentamente e de que gosto mais. Queria ter mais tempo para seguir outros blogs, vlogs, podcasts, etc, mas o tempo não dá para tudo... De qualquer forma se tiverem sugestões de outros blogs literários, vlgos e podcasts que conheçam e gostem, partilhem nos comentários!

You Might Also Like

2 comentários