Vale a pena comprar um e-reader? - 4 razões para comprarem um

agosto 11, 2020


Livros físicos vs. E-books - a eterna discussão que nunca leva a lado nenhum, porque haverá sempre gente a preferir só livros físicos e outros tantos maravilhados com os formatos digitais e a portabilidade de ter tantas histórias num mesmo aparelho. Este texto não é sobre isto. É, sim, sobre as razões que me levam a recomendar-vos que comprem um e-reader, se estiverem indecisos sobre o assunto. 

Eu tenho um Kobo há oito anos, que sofreu um upgrade há coisa de três anos - tinha um Kobo Touch, o primeiro da marca que comprei praticamente quando saiu cá em Portugal, mas agora tenho um Kobo Aura que tem mais memória e outras particularidades que o primeiro não tinha. Mas porque comprei eu um e-reader? Não me bastavam os livros? 

A verdade é que tendo um e-reader há todo um mundo que se abre no que toca à literatura - livros a praticamente metade do preço dos seus equivalentes em papel, muitos livros em domínio público porque os direitos de autores já não se aplicam e, por isso, podem adquiri-los gratuitamente ou a preços irrisórios em e-book (há grandes clássicos a 0,99€, por exemplo) e, por isso, uma das grandes razões que me levou a comprar um e-reader foi a possibilidade de continuar a ler gastando muito menos dinheiro. E vamos ser sinceros: há sites de pirataria, sim, o que aumenta exponencialmente esse facto.

Ter um e-reader não fez com que eu deixasse de comprar livros em papel. Há pessoas que o deixaram de fazer, mas isso é uma escolha de cada um. Cada pessoa faz aquilo que lhe der na real gana e ninguém tem nada a ver com isso. Eu acho que ambos os meios se complementam e podem co-existir pacificamente, afinal há espaço para tudo. Mas ler no Kobo permitiu-me ser mais selectiva com os livros que compro em papel, reservando o espaço nas minhas estantes para livros que realmente quero muito ler e que valem a pena ter.

Além do mais, eu adoro gadgets e ter um gadget que se dedica só à leitura foi algo que me fascinou desde o início. Ainda hoje adoro o meu Kobo e recomendo-o a todas as pessoas que me perguntam se deveriam comprar um. E porquê? Aqui vão as razões.


1. Portabilidade

Um e-reader pesa à volta de 250 gramas, mais coisa menos coisa, tem um ecrã de 6 polegadas e cabe em todo o lado, sendo bastante leve e fácil de transportar. Sei de pessoas que compraram um e-reader porque têm graves problemas de coluna, não conseguiam segurar um livro nas mãos durante muito tempo e este aparelho salvou-lhes a vida literária. Podem levá-lo para todo o lado sem esforço, sem falar na duração da bateria que dura horrores, por isso podem facilmente passar um mês ou mais sem carregá-lo, dependendo do uso que fizerem dele, claro. Levam, ainda, a vossa biblioteca pessoal convosco para onde forem, podendo alternar de um livro para o outro, se não tiverem a gostar do que estão a ler, uma vez que todos os modelos têm, no mínimo, 8GB de memória que, segundo o site oficial, dá para cerca de 6000 livros.

2. Experimentar autores novos

Querem ler um livro de um autor novo, mas não sabem se vão gostar? Podem optar por ler o e-book antes de se comprometerem com o livro em papel a ocupar o já parco espaço nas vossas estantes. Se gostarem, passam a comprar os livros em papel. Se não gostaram, então também não têm um livro de que não gostaram nas vossas estantes e podem apagar o ebook do vosso e-reader. Sim, tão fácil como isto.

3. Adquirir um livro num clique

Todos nós adoramos livrarias e passar tempo em livrarias a ver as novidades, a folhear os livros nas estantes e nos escaparates. Mas muitos de nós não temos grande tempo ou, nos dias em que correm, por causa da pandemia, nem nos apetece pôr os pés numa livraria. Só que querem mesmo, mesmo, comprar aquela novidade que saiu agora mesmo sem terem que se mexer do sofá. Sim, podem encomendar o livro, mas podem adquiri-lo directamente online e o livro ficar imediatamente disponível para vocês lerem. Além disso, há sempre promoções nos ebooks, por isso é fácil ler-se por um menor preço. Se tiverem um Kobo, como eu, basta ligá-lo à internet, ir à loja oficial da Kobo no próprio dispositivo, escolher o livro, comprá-lo e já está. Fica imediatamente na vossa posse para começarem a ler. E, claro está, nunca correm o risco de um livro se esgotar.

4. É a forma mais confortável de se ler

Não pesa, nem sequer têm de o segurar para estarem a ler, dependendo do sítio e da pose em que estão. No inverno, adoro ler no Kobo porque posso estar na cama, aconchegada por baixo do edredon, e só preciso de tirar uma mão para virar a página no Kobo conservando, assim, toda a minha temperatura corporal. Além disso, actualmente os modelos do Kobo são retroiluminados, e anti-reflexo, o que permite ler em situações de menor luminosidade, ou se tiverem um parceiro que precise de dormir, mas vocês querem continuar a ler, se faltar a electricidade, enfim... As possibilidades são imensas. Além disso, para quem tem problemas de visão, há a hipótese de personalizar o tipo e o tamanho de letra para se ajustarem às vossas necessidades, tornando a leitura mais fácil. É diferente de se ler um tablet, uma vez que o Kobo tem uma tecnologia que reproduz a página de um livro. A FNAC, que é a loja que vende Kobos em Portugal, tem vários modelos em exposição, por isso podem sempre passar por uma e experimentarem.


Convencidos?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi!
    Eu sou suspeita para falar porque AMO livro digital! Além da praticidade, consigo ler bem mais rápido também! Tenho um Kindle e pretendo seguir a sua lógica: trocar por um melhor no futuro!
    Um abraço
    www.luibee.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sei de pessoas que lêem mais rápido em formato digital do que no físico :)
      Abraço!

      Eliminar