5 Podcasts Literários Portugueses

março 30, 2021



Estamos no ano de 2021 e os podcasts têm ganho cada vez mais terreno, tendo cada vez mais variedade e apelando a vários públicos que tem vários interesses. Temos podcasts sobre desporto, humor, entrevistas, música, informação, merdas sem jeito, saúde mental, e é um meio de comunicação e expressão que tem ganho cada vez mais ouvintes e mais pessoas que os queiram fazer.

Confesso que aderi, como ouvinte, a isto dos podcasts há relativamente pouco tempo, talvez em meados do ano passado. No início, era um meio que não me via a consumir, mas foi conquistando terreno e, de forma mais ou menos assídua, vou-lhe prestando maior atenção. Ouço quando estou a fazer tarefas domésticas, em noites de insónias, transportes, enquanto almoçava sozinha (nos tempos em que dava para ir almoçar fora, lembram-se?).

E no âmbito da literatura não é diferente. Cada vez são mais as pessoas a optarem por este meio para conversarem sobre livros e sobre literatura, sozinhas ou acompanhadas. Por isso, decidi listar aqui alguns dos podcasts literários portugueses que fui descobrindo com o tempo, que ouço, que acho que valem a pena serem ouvidos por vocês e que me servem de inspiração também.

Anatomia-do-livro

Anatomia do Livro - Este foi o primeiro podcast que comecei a ouvir de forma mais atenta e assídua. A Ana, portuguesa a viver na Suécia, traz-nos sempre opiniões interessantes, tem gostos semelhantes aos meus, não tem papas na língua, de vez em quando tem alguns convidados, e eu gosto muito de a seguir.

fora-da-estante

Fora da Estante - Este é o podcast da Bárbara, onde ela convida várias pessoas a falarem sobre o seu amor pelos livros e sobre temáticas ligadas à área da literatura.

livrolicos-anonimos

Livrólicos Anónimos - Este podcast é feito a duas vozes, pelo João e pela Joana, onde nos levam por várias conversas sobre autores e sobre livros. Já dei algumas gargalhadas a ouvi-los!

palavra-podcast

Palavra Podcast - Aqui, a Maria Isaac também partilha o seu amor pelos livros e por temáticas ligadas à literatura.

porta-setenta

Porta Setenta - A querida Daniela tem um blog, o Porta Setenta, e decidiu criar um podcast com o mesmo nome que lhe serve como extensão das opiniões que publica por escrito. É um podcast mais recente, mas que vale a pena ser ouvido.

You Might Also Like

0 comentários