Livros que não tenho qualquer intenção de ler

março 24, 2021



Olá a todos!

Muito se fala por aqui, e não só, de listas de livros que queremos ler, por um motivo ou por outro. E livros que sabemos que não temos qualquer interesse e intenção de ler? Aqueles livros que não temos mesmo nenhuma intenção de ler, por mais aclamados, sucedidos e importantes que possam ser no campo da literatura. Vi o vídeo de uma das minhas booktubers favoritas a falar disto, a Noelle Gallagher, e achei tão engraçado, que resolvi vir fazer o mesmo.

Só um pequeno disclaimer: não tenho nada contra os livros que irei mencionar, nem contra os autores, nem contra as pessoas que os leram e adoraram. Só não tenho interesse em lê-los, é uma escolha pessoal.

Preparados? Aqui vão as perguntas.


Um livro popular que TODA A GENTE adora, mas que eu não tenho interesse em ler

Normal People, da Sally Rooney. Teve imenso sucesso quando saiu e nos anos a seguir, muito também pela adaptação para série, mas... Não é para mim. Não tenho mesmo interesse em ler. Sei que se tornou num livro favorito para muita gente, não lhe tiro o mérito, mas não é para mim.


Um autor ou livro clássico que não tenho interesse em ler

Eu adoro clássicos e tenho vários autores e obras na lista de livros que quero ler. Mas há alguns livros que não me apelam minimamente. São eles: Guerra e Paz (Leo Tolstoy), Oliver Twist e David Copperfield (Charles Dickens), Moby Dick (Herman Melville) e Em Busca do Tempo Perdido (Marcel Proust).


Um autor cujos livros não tenho interesse em ler

James Joyce. Este foi demasiado fácil!! Coitado do senhor, nada contra, mas bastou-me estudar um dos seus contos, quando estava na faculdade e decidi logo ali que era um autor a que não voltaria. Mesmo depois disso, quando me pus a pesquisar sobre outras obras suas, como Ulysses e Finnegan's Wake, a única palavra que me vinha à cabeça era "nope". E o sentimento perdura. 

Outra autora é Sarah J. Maas. Autora amada por uma grande parte das pessoas que gostam de fantasia, mas acho que não é para mim. Não tenho propriamente uma opinião formada, simplesmente não sinto vontade de ler os livros dela. Na mesma linha, está a autora Cassandra Clare.

Já em língua portuguesa, tenho o nome de Clarice Lispector, ainda que esteja um pouco na corda bamba. Tenho alguma curiosidade, mas não sei se alguma vez irei ler algo escrito por ela. Autores que sei que não vou, de certeza, ler nada deles são Raul Minh'alma e Pedro Chagas Freitas. Não são para mim.


Um autor de que eu já li alguns livros, mas que decidi não são para mim

Jane Austen. Li Orgulho e Preconceito e Persuasão e decidi que não era para mim. É uma autora amada por muitos e sei que esta minha opinião vai contra a corrente, mas de facto não acho Jane Austen nada de especial. Sorry!


Um género no qual não tenho interesse em ler

Romance romântico. Não tenho nada contra histórias de amor, sei que há livros muito bem escritos dentro desta temática, mas não costumo gostar de livros cujo foco são as relações românticas. Não tenho problemas com histórias de amor dentro de narrativas maiores, como ficção histórica, fantasia, romance contemporâneo, que complementam a narrativa. Mas sendo só a parte do romance, não é para mim.


Um livro que comprei, mas que nunca vou ler

Provavelmente A Odisseia, de Homero e Confissões, de Santo Agostinho. O primeiro comprei porque estudámos algumas partes na faculdade e até gostei, mas não sei se algum dia vou ler tudo. O segundo, porque estudámos um pouco de filosofia medieval na faculdade e achei que fazia bem em comprá-lo. Comprei. Não o li. E acho que nunca o vou ler! 


Uma série de livros que não tenho interesse em ler

Bom, vamos para a fantasia, né? Há várias séries que já comecei e ainda não acabei, e uma pessoa já tem tanta, mas tanta série para ler que começa a deixar de parte outras tantas de parte logo à priori. Algumas delas são: Hunger Games, da Suzanna Collins, Divergent, da Veronica Roth, e The Folk of the Air, da Holly Black. Nunca me puxaram, nunca me despertaram interesse, e continuo a sentir o mesmo.


Uma novidade literária que não tenho interesse em ler

Creio não haver assim um livro que, neste momento, seja uma novidade esperada por muitos e que eu não tenha grande interesse em ler, mas lembrei-me de Klara and the Sun, do Kazuo Ishiguro.


E vocês? Que livros não vos interessa mesmo ler?

You Might Also Like

0 comentários