The Only Good Indians - Opinião

maio 21, 2021


Podem ler a minha opinião no podcast, AQUI.

Parti para a leitura deste livro com bastantes expectativas. Li algumas reviews que eram bastante positivas, que classificavam este livro como pertencendo ao género do horror e que era praticamente uma obra-prima. Quando leio este tipo de opiniões, parto para a leitura com um pé atrás, porque para cada opinião de "obra-prima" há uma opinião de "este livro não presta para nada". Por isso, apesar de ter algumas expectativas sobre o género e sobre as temáticas abordadas no livro, mentalizei-me para poder não gostar tanto assim - afinal, as opiniões são subjectivas. Mas nada me preparou para o desencantamento que senti em relação a este livro.

A premissa desta história é a de que, há uns 10 anos, um grupo de quatro amigos nativos norte-americanos (isto é importante, daí a minha menção) decidiu ir caçar alces. Encontrando uma manada enorme, estes quatro amigos matam praticamente todos os alces, sendo que um deles se torna particularmente de matar. Só que, por causa das leis americanas e porque foram apanhados pela polícia, tiveram de se livrar de toda a carne dessa caçada. Voltando ao tempo presente, estes amigos parecem assombrados por algo que os persegue, que os tenta matar e que vai fazer tudo por isso. Sem entrar em spoilers, é basicamente isto. A partir daqui, a história desenvolve-se num rol de acontecimentos estranhos, violentos, carregados de uma aura misteriosa e agoirenta, que acaba em tragédia e morte.

Neste livro são abordadas algumas temáticas ligadas à forma como os nativos americanos são tratados, sobre o modo de vida deles nas reservas e o quão estas podem ser sufocantes e segregadoras em relação ao mundo fora delas. Há questões ligadas à identidade, ao quebrar de tradições e à busca de significado e de uma forma de vida fora dessas tradições. Li este livro juntamente com o respectivo audiobook e o autor faz um excelente trabalho até no que diz respeito à enunciação e à forma de falar dos nativos americanos.

Agora vamos ao que interessa. Meteu medo? Não. Achei as cenas arrepiantes? Nem por isso. Senti a atmosfera de suspense, de terror? Também não. Pareceu-me tudo muito básico. Percebi desde o início o que estava a acontecer e para onde a história caminhava. Adivinhei o final, pareceu-me tudo muito previsível e se não o estivesse a ler para o MangaLipa Mania acho que nem sequer o tinha terminado. Para mim, foi um livro aborrecido, que não me acrescentou nada e nem sequer me fez passar um bom bocado a lê-lo.


2/6 - Mau

(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2021)


____________________

Detalhes

Lido no Kobo
Sinopse:
"Seamlessly blending classic horror and a dramatic narrative with sharp social commentary, The Only Good Indians follows four American Indian men after a disturbing event from their youth puts them in a desperate struggle for their lives. Tracked by an entity bent on revenge, these childhood friends are helpless as the culture and traditions they left behind catch up to them in a violent, vengeful way."

You Might Also Like

0 comentários