Heartsopper: Vol. 1 - Opinião

junho 01, 2021


Podem ouvir a minha opinião no podcast, AQUI.

Desde o ano passado que quero ler mais obras de banda desenhada e novelas gráficas. São formas mais visuais, que comunicam uma história para além das palavras, e dos exemplares que li, nenhum me desiludiu. Falo de Maus, Persepolis e Habibi - todos adorados e favoritos. Neste momento, o Heartstopper ainda nas bocas do mundo e eu, apesar de não ser fã de livros cujo único foco seja um romance, lá fui experimentar ler o primeiro volume. O pior que me podia acontecer era não gostar e não ler os outros que se seguem. Pois que me enganei redondamente.

Heartstopper tem como protagonistas dois rapazes, Charlie e Nick, que andam no mesmo liceu e se tornam amigos. O livro leva-nos pelo desenvolvimento da amizade entre ambos, pelo florescer de sentimentos para além da amizade que, para um deles, é claro como a água, mas para o outro nem tanto. Isto porque Nick é homossexual e é um facto conhecido por todos, mas Charlie não sabe bem a quantas anda e ainda está a descobrir-se. Os sentimentos que ele acaba por ter em relação a Nick vão fazê-lo questionar-se sobre a sua sexualidade, num período da vida de todos que já é bastante conturbado, como é o da adolescência. 

Então este livro é sobre o quê? Amor, sim. Mas também amizade, pertença, compaixão, sobre descobrirmos quem realmente somos e mantermos-nos fiéis a nós próprios, independentemente daquilo que os outros possam pensar. É sobre perceber aquilo que nos faz realmente felizes. A arte gráfica é bastante simples, os diálogos também são algo contidos, mas isso acaba por acentuar aquilo que é sentido e que não precisa de ser expressado através de palavras. Gostei muito da relação que começa a surgir entre estes dois rapazes. É um livro ternurento, leve, que se lê num ápice e que nos deixa com o coração aquecido. O livro deixa-nos a pedir mais, até porque termina de forma aberta, adivinhando a continuação para os volumes seguintes. Volumes esses que vou, sem dúvida, ler em breve também.

O livro está, ainda, traduzido e publicado por cá.

5/6 - Muito Bom

Comprar | Bertrand (link de afiliado)

______________________

Detalhes

Lido no Kobo
Sinopse:
"Charlie, a highly-strung, openly gay over-thinker, and Nick, a cheerful, soft-hearted rugby player, meet at a British all-boys grammar school. Friendship blooms quickly, but could there be something more...?

Charlie Spring is in Year 10 at Truham Grammar School for Boys. The past year hasn't been too great, but at least he's not being bullied anymore. Nick Nelson is in Year 11 and on the school rugby team. He's heard a little about Charlie - the kid who was outed last year and bullied for a few months - but he's never had the opportunity to talk to him.

They quickly become friends, and soon Charlie is falling hard for Nick, even though he doesn't think he has a chance. But love works in surprising ways, and sometimes good things are waiting just around the corner..."

You Might Also Like

0 comentários