Babel - Opinião

março 16, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Aqui temos um dos favoritos deste ano de 2023. Um livro com uma estética ligada à dark academia, que mistura ficção histórica com elementos de fantasia e com várias camadas de significado, explorando temas ligados ao acto de traduzir, ao colonialismo, ao racismo, ao sentimento de pertença, e ao imperialismo britânico.

Neste livro, que se passa em meados do século XIX em Inglaterra, seguimos um grupo de jovens que vai estudar para o Instituto Babel na Universidade de Oxford, sendo que a personagem principal é um deles: Robin Swift. Neste Institudo, quem lá estuda e trabalha dedica-se à tradução de textos e à concepção de barras de prata com determinadas inscrições (sempre em duas línguas diferentes, mas em línguas diferentes), que potenciam os efeitos desejados de alguma coisa. Ambas estas coisas são feitas sempre para benefício do Império Britânico que está no seu auge. Vale a pena mencionar, ainda, que todos os jovens que aí trabalham e estudam, incluindo o grupo que seguimos, foram crianças que retiradas dos seus contextos originais: Robin é Chinês, Ray é Indiano e muçulmano; e Victoire é Haitiana. O propósito disto é usar os seus conhecimentos enquanto falantes nativos para benefício do Império.

Amei tudo neste livro: as personagens, o enredo, o ambiente, a intriga e os pequenos mistérios que vão surgindo. Acompanhamos Swift e os seus amigos na sua vida académica, pessoal, e à medida que vão descobrindo segredos e lutando por aquilo que cada um acha que é o mais acertado. Swift sofre uma transformação tremenda desde o início até ao fim do livro, e o seu caminho é feito de questionamentos, contradições, e de um acordar de consciência sobre si e sobre o que o rodeia.

Este é um livro que se vai saboreando, com um ritmo mais lento, que é complexo e cheio de camadas. Temos conversas sobre teorias da tradução, sobre as raízes das palavras e os seus significados, mas também temos acção, momentos tensos e inesperados, temos magia e fantasia num livro que é riquíssimo. Só o posso recomendar a todos os que gostam de fantasia, mas não só. Penso mesmo que este livro vai agradar até aos que não lêem fantasia, ou não gostam do género.

Recomendadíssimo!

5/5 - Adorei

You Might Also Like

0 comentários