Toda a gente nesta sala um dia há de morrer - Opinião

março 09, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este é um livro sobre como é viver com transtornos mentais, mais especificamente ansiedade e depressão. Aqui, seguimos a vida da nossa protagonista, Gilda, uma mulher lésbica, ateia, que sofre de ansiedade, ataques de pânico e depressão, e encontra-se num momento muito complicado da sua vida, em que está desempregada. Por um acaso do destino, arranja trabalho no sítio mais improvável: como secretária numa igreja.

A história desenvolve-se através das situações pelas quais Gilda passa, sejam coisas relacionadas com o trabalho, com as pessoas mais próximas na sua vida, ou até coisas mais corriqueiras do dia-a-dia como entrar num café e pedir algo para comer. Através destas situações, vemos a dificuldade que ela tem de se relacionar com os outros, os atritos familiares, a relação instável que tem com a namorada, o impacto que a saúde mental tem na sua própria vida, em coisas tão básicas como arrumar a casa e tomar banho, e todas estas questões estão relacionadas com a sua pouca saúde mental, e a falta de apoio e suporte.

Para mim, este é um livro pesado, quase claustrofóbico, em que nos sentimos plenamente na cabeça de alguém que sofre de ansiedade e depressão, e em que conseguimos perceber de que forma isso afecta a vida de Gilda, em específico. Senti compaixão pela Gilda, comoveu-me em alguns momentos, e em várias alturas quis entrar no livro para lhe dar um abraço, apoio e força que ela precisava.

Gostei bastante deste livro, por este retrato tão fiel, mas tem um grande problema: o marketing. Para mim, este não é um livro leve, divertido e hilariante. Não me ri uma única vez, porque sei exactamente o que ela estava a sentir, e isso não tem nada de engraçado. E sei, ainda, a seriedade com que algumas coisas são ditas e feitas por nós com a pretensão de ser engraçado ou cómico para os outros. Só mostra o desamparo e o desespero interior.

Posto isto: gostei do livro, da Gilda, dos temas que aborda, da escrita da autora, mas o marketing... O marketing é completamente enganador.


4/5 - Gostei muito


Comprar | Bertrand (link de afiliado)

You Might Also Like

0 comentários