The Great Gatsby - Opinião

julho 13, 2023


Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI, mas disponível em todas as plataformas.

The Great Gatsby foi o livro escolhido para o mês de Junho do Infinite Readings Book Club. Por ser um clássico da literatura norte-americana, bem como um livro curto, achei que ia resultar bem como leitura conjunta, até por ter várias temáticas importantes que são aqui tratadas.

O livro passa-se nos chamados Loucos Anos 20 que se seguiram à Primeira Guerra Mundial e antes da Grande Depressão. Através de Nick Carraway, o nosso narrador, vamos conhecendo as personagens à volta da figura misteriosa e carismática de Gatsby, antes de chegarmos propriamente a ele. Gatsby é a essência de todo o livro e o ponto de onde irradia tudo o resto. 

Aqui temos retratada a sociedade americana no seu expoente máximo da opulência, ostentação, em clima de festa, com os novos ricos em contraste com aqueles que têm riqueza herdada, e destes dois grupos em contraste com as classes mais pobres e desfavorecidas.

Tratam-se aqui temas relacionados com estas clivagens sociais, com o vazio moral das classes mais abastadas, traça-se uma crítica ao sonho americano e ao estilo de vida hedonista, mas também se fala de amor, obsessão e nostalgia por um passado que não pode ser presente nem futuro.

Um livro curto, mas muito bem escrito, com um enredo bem construído que culmina em tragédia, com uma das frases finais mais belas e que melhor resume todo o ambiente do livro: 

"So we beat on, boats against the current, borne back ceaselessly into the past."


4/5 - Gostei muito


Comprar | Bertrand (link de afiliada)

You Might Also Like

0 comentários